01/09/2016 13:24

Pré-lançamento do filme “O Olhar de Nise” será realizado na VII Flimar

 

A VII Feira Literária de Marechal Deodoro (Flimar), realiza, nesta quinta-feira (01), o pré-lançamento do filme “O Olhar de Nise”, do escritor e cineasta alagoano Jorge Oliveira.O filme que documenta a vida da psiquiatra Nise da Silveira, será exibido às 17hs no Espaço Cultural Santa Maria Madalena da Alagoa do Sul, centro histórico de Marechal.

Nesta edição, os participantes da VII Flimar poderão assistir, em ‘primeira mão’, o trabalho do cineasta que dedicou quatro anos de pesquisa sobre a alagoana revolucionária no tratamento das doenças psiquiátricas no Brasil. “O filme conta a história da alagoana a partir dos próprios relatos de Nise e depoimentos de pessoas do convívio dela. O documentário será lançado no Brasil, em Novembro, mas, a convite do Carlito Lima, vamos fazer o pré-lançamento na Flimar”, afirmou o cineasta e escritor, Jorge Oliveira.

A tarde de programação da VII Feira Literária de Marechal Deodoro desta quinta-feira (1) será dedicada a Nise da Silveira. A homenagem começa com a mesa-redonda “Minha amiga, Nise da Silveira”, com a presença do jornalista Maurício Melo. Em seguida, “Nise da Silveira, uma visão feminina”, com a escritora Mônica Montone. Para finalizar, o pré-lançamento do filme “O olhar de Nise”, com o diretor Jorge Oliveira.

As discussões literárias estão acontecendo no Espaço Cultural Santa Maria Madalena da Alagoa do Sul. Paralelas às palestras, outras programações estão sendo realizadas em todo centro histórico de Marechal Deodoro, como a Flimarzinha, na Orla Laguna, a Flimar Jovem, na Esola Eleuza Galvão Rodas, apresentações artísticas no Museu de Arte Sacra Dom Ranulpho da Silva Farias e exposições no Museu Casa de Marechal.

Texto: Giselle Vasconcelos