Publicado em 30/03/2022 às 15:22
Uso de dados para traçar estratégias inteligentes
Recentemente a McKinsey, líder mundial de consultoria empresarial americana, monstrou que a diferença entre resultados e evolução de companhias que utilizam a análise inteligente de dados pode ser de quatro vez mais receita e o dobro de lucro, em média, do que de empresas que não a utilizam, levando-se em consideração uma base de cinco anos de acompanhamento. Então, imagine que você possa aumentar sua receita e conjuntamente seu lucro.
Abaixo represento em gráfico de relação variáveis que são importantes de serem monitoradas e que possibilitam gerar “insights” na formatação de estratégias, sob diversas óticas e áreas do empreendimento:

Mas, antes de qualquer coisa, precisa-se criar os “inputs”, ou seja, entrada de dados. Para isto você necessitará de pelo menos uma planilha eletrônica, também conhecida como Excel, no entanto, o ideial é o uso de um sistema ERP que possibilite gerenciar toda sua empresa e assim gerar inputs de todos os departamentos, logo você terá milhares de informações para coorelacionar e por fim implementar planos de ação para evoluir com o seu negócio.
As empresas de pequeno porte, como MEI e ME tem bastante dificuldade em conseguir realizar inputs, haja vista a inexistência de pessoas para fazê-lo, então, a sugestão é começar com um roteiro mais eficiente, focado em dados relativos a Clientes e Financeiro, e com o passar do tempo e crescimento da equipe, ampliar as áreas de atuação.
Quer saber a importância dos dados? Faça uma pesquisa de satisfação qualitativa e quantitativa com seus clientes, logo você verá que eles trarão informações imprescindíveis para aprimorar suas vendas ou sua prestação de serviço.
Vou ficando por aqui!
Até logo. Dúvidas? Me envia no e-mail: glifson.magalhaes@gmail.com