31/08/2017 12:44

CONSTRANGEDOR

 

Isso mesmo. Não poderá haver outro nome.

Constrangimento é o que o cidadão passa ao depender de uma "Licença Publica".

Num passado não muito distante precisar e ter uma licença pública era supimpa, bastava chegar ao balcão da repartição, fosse ela federal, estadual ou municipal, fazer um simples requerimento, anexar uns poucos documentos e, quarenta e oito horas depois estava pronta a licença requerida. Constrangimento era palavra morta para os que dependiam de tais licenças. Respeito existia e muito aos que pagavam os seus salários, suas diárias, suas regalias.

No presente, parece que viralisou a praga do "quanto pior melhor" em qualquer esfera de governo, entre, requerer uma licença e a licença ser liberada, morrem os burros e quem os tangem.

Existe uma Lei que diz, que: "Funcionário público não pode ser desrespeitado", isso parece e soa como se fosse uma brincadeira, pois qual a repartição pública que não tem um funcionário do quadro efetivo, comissionado, prestador de serviços, ou, seja lá, qualquer coisa, que não faz o cidadão brasileiro de otário, babaca, idiota a esperar meses por uma licença pública? Pior que isso é o administrador que ouve os reclames, os choros, os desânimos, a insatisfação dos usuários dos serviços e inerte, sereno, faz de conta que nada está acontecendo.

Onde andam os homens que garantem e prometem celeridade nos despachos, nos pareceres, na emissão das licenças?

No Brasil andar na clandestinidade parece ser a melhor opção! Na clandestinidade não existe espera por nada. Na clandestinidade não existe custo de nada. Na clandestinidade não existe majoração, nem aumento abusivo de taxas. Na clandestinidade parece morar a legalidade.

É impossível pensar, que correto será, requerer algo que é, por direito seu e, para você ter, precise ser constrangido na medida que procure o ente público para saber se sua licença está liberada. Onde está o bom censo? Onde está a boa fé? Onde está o respeito pelo cidadão? Onde está o respeito por aquele que antecipadamente paga o seu salário?

É impossível pensar, que viver na clandestinidade será o melhor caminho para os que desejam e querem viver na legalidade.

Pensar que o "Poder é Eterno" é uma mera tolice, é um ledo engano para aqueles que não conhecem o serviço público. Ponto de reflexão.