08/04/2018 19:28

Prevenção é preservação de vidas!

 

Acordar ao nascer do sol, pôr em ordem afazeres do lar, tomar um café e seguir para o cumprimento de suas horas da jornada de trabalho. Oito, dez, doze, vinte e quatro horas... São diversas as modalidades e tipos de jordanas, mas o desejo de qualquer trabalhador ou trabalhadora é retornar à sua morada são e salvo!

Além dos problemas com a (in)segurança pública e as imprudências no trânsito que já estamos “habituados” a encarar cotidianamente, um aspecto fundamental para que a meta do retorno ao lar seja atingida é que tenhamos ambientes de trabalho seguros e que garantam a manutenção da saúde e da integridade física de nós empregados.

Esta insegurança fica evidente quando observamos os dados recentes do Ministério Público do Trabalho (MPT) que apontam um acúmulo de 15.000 Acidentes de Trabalho fatais entre 2012 e 2017, no Brasil. Perdemos, em média, 7 trabalhadores ativos por dia! De longe isto representa uma grave violação à dignidade humana o ao direito – conquistado por todos os trabalhadores desta nação – de ambientes de trabalho seguros e salutares.

Infelizmente, Alagoas acompanha e contribui para a composição desta triste estatística. O relativo baixo comprometimento das organizações, privadas e públicas, com a aplicação de ferramentas que tornem os ambientes laborais protegidos, bem como o baixo engajamento com o cumprimento das obrigações legais põem em jogo a vida de centenas de milhares de profissionais.

Uma batalha simbólica e extremamente oportuna é o Movimento Abril Verde. A partir da instituição do Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, através da Lei Federal 11.121/2005, profissionais, instituições de classe, sindicatos patronais e de empregados, poderes públicos e trabalhadores de todo o país engajam-se neste Movimento para reforçar a importância da reflexão sobre o tema e conscientizar estes agentes de que precisamos avançar muito no aspecto prevenção.

O Blog Saúde e Segurança do Trabalhador manifesta seu irrestrito apoio à causa e compromete-se com a constante prática de orientações e direcionamentos para o exercício da proteção aos trabalhadores e empregadores. Ao longo do mês, junto a toda equipe da Organize Consultoria e Projetos, trabalharemos com ações educacionais e de orientação a como os profissionais podem se proteger para que sejam evitados os temidos Acidentes de Trabalho. Além disso, estaremos cada vez mais próximos dos empreendedores para que reconheçam a importância do tema e desejem que suas empresas respeitem o preceito da vida e da produtividade.

Nos mantemos à disposição e convocamos a você leitor que apoie a causa do Movimento Abril Verde, trabalhando com segurança e preservando vidas!



Por Gustavo Pereira.