Notícias / Negócios


Imprimir notícia

11/09/2018 08:37 - Atualizado em 11/09/2018 08:45

5 cuidados na hora de comprar um imóvel

 

Comprar uma casa é um grande investimento financeiro. Além disso, trata-se de um dos maiores sonhos das pessoas. Por isso, é muito importante se planejar e tomar certos cuidados ao comprar um imóvel.

Mas, que cuidados seriam esses? Quais as regras que devem ser respeitadas? Para lhe ajudar a responder essas perguntas, criamos este artigo com as principais recomendações dos experts do mercado imobiliário.

1 – Defina o objetivo da compra

O imóvel será a moradia de sua família ou você está buscando um investimento? Ao responder essa pergunta é possível delimitar vários aspectos da negociação, como o teto máximo que poderá ser pago, o estilo do imóvel e seu papel na carteira de investimentos.

Esse é um dos cuidados que as pessoas ignoram ao comprar um imóvel, mas não deveriam. Negociar uma propriedade sem definir essas questões é como deixar que o gerente do banco escolha as suas aplicações. Você perderá autonomia.

2 – Busque ajuda de profissionais competentes

Vale frisar novamente que comprar equivale a investir. Portanto, se você não é profissional do mercado imobiliário, deve procurar uma empresa especializada. Essa atitude é o mais importante dos cuidados ao comprar um imóvel.

Redigir e analisar um contrato de compra, verificar a documentação do imóvel, avaliar seu valor de mercado… Tudo isso exige experiência no mercado imobiliário. Não contar com a ajuda desses profissionais é como começar a investir em ações sem nenhuma consultoria, construir uma casa sem um engenheiro, tomar remédio sem ir ao médico, …

3 – Avalie as condições de pagamento

Independentemente do valor do imóvel, você deve buscar a melhor condição para comprá-lo; se você não a encontrar, simplesmente aguarde outra oportunidade. Lembre-se de que esse investimento impactará suas finanças imediatamente, então, evite decisões precipitadas.

Esse é outro motivo para buscar uma imobiliária. Os profissionais podem lhe ajudar a, primeiro, definir a melhor forma de pagar e, depois, buscar negócios que atendam a esse desejo.

4 – Não menospreze imóveis usados

Um dos cuidados ao comprar um imóvel é acertar na avaliação desse bem que será adquirido. Alguns compradores, principalmente os que estão comprando pela primeira vez, exigem imóveis novos.

No entanto, os imóveis usados também podem ser ótimas oportunidades de negócio. Por isso, o ideal é que o futuro proprietário controle seu entusiasmo para fazer uma avaliação adequada da casa ou apartamento — e isso nos leva ao último conselho.

5 – Avalie o imóvel criteriosamente

A visita ao imóvel é uma etapa importante, mas alguns compradores a negligenciam, achando que se trata de um passeio. O ideal é listar tudo aquilo que deverá ser vistoriado: pintura, instalações elétricas e hidráulicas, janelas, portas etc.. Também entenda como será a garantia do imóvel caso algo aconteça.

Para finalizar, não se esqueça de incluir no valor da compra os impostos (como o ITBI) e as taxas cartoriais para registrar seu imóvel. O ITBI é um tributo municipal que pode chegar a até 4% do valor do imóvel.



Fonte: Bruno Tenório Broker 


Deixe seu comentário

PREENCHA SEUS DADOS ABAIXO

Suas informações pessoais não serão divulgadas.


Comentários 0

Ainda não há comentários nesta matéria.