Notícias / Cultura


Imprimir notícia

05/02/2018 06:51 - Atualizado em 24/03/2018 06:55

A Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho chrga a sua 16ª edição

 

Foi realizada no último fim de semana a XVI Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho, o tradicional evento religioso resgata a história da cidade de Arapiraca quando Manoel André trouxe do convento da cidade pernambucana de Bom Conselho, a imagem da Santa Católica para o Município Arapiraquense. E a partir de 2003 a cavalgada se torna tradicional e patrimônio cultural da cidade.

A Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho possui uma das melhores estruturas do país para eventos do seu tipo. Com o acompanhamento de veterinários credenciados, tratadores, carros para transporte animal, carros pipa, alimentação a base de feno e ração, farmácia veterinária e uma parada a cada 15 km para descanso dos animais e dos cavaleiros e amazonas.

Um Domingo na primavera de 2002, um grupo de cavaleiros reunidos à sombra da varanda na sede da fazenda do Sr. Demuriez Leão, discutia sobre a necessidade de resgatar a história vivida por Manoel André e que estava esquecida pela população de Arapiraca. Motivados pelo anfitrião do encontro, um grupo e entre eles estavam Sergio Murilo, Elísio Wagner, Benedito Lourenço, Nô Izidoro, Claudson Veterinário, Lenildo Amorim, Álvaro Lira, Silvio Brito e James Marlan, mesmo ainda pouco convencidos do rico projeto de que saíram pioneiros, decidiram acreditar na proposta e iniciaram a preparação para o que se tornou a Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho. Noventa dias após o primeiro encontro, lá estavam 56 cavaleiros e amazonas, que sob o sol escaldante do verão nordestino, subindo serras e montanhas, cortando veredas empoeiradas, mas embalados pela fé, venceram a distância que separa a cidade de Bom conselho e Arapiraca. Iniciando aquele que se tornaria o maior evento religioso, cultural e turístico evolvendo cavaleiros e amazonas do nordeste brasileiro.
Por todo o trajeto, os participantes conhecem as tradições culturais e religiosas de cada localidade. Grupos artísticos culturais como Guerreiro, Maracatu, Quilombolas, Pastoril, Bumba-Meu-Boi, Taiera, Violeiros, Repentistas e trios de Zabumbas acolhem os cavaleiro e amazonas mostrando suas culturas e religiosidade.
A Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho é uma realização da ACESA – Associação dos Criadores de Cavalo de Sela de Arapiraca e aconteceu do dia 31 de janeiro a 02 de fevereiro de 2016.

Por Genival Silva


Postagem Patrocinada Por:

 


Deixe seu comentário

PREENCHA SEUS DADOS ABAIXO

Suas informações pessoais não serão divulgadas.


Comentários 0

Ainda não há comentários nesta matéria.