Notícias / Política


Imprimir notícia

16/08/2018 13:56 - Atualizado em 16/08/2018 14:04

A derrocada de Renan filho para o governo

Renan também cai dois pontos para o Senado, enquanto Collor sobe oito para o Governo de Alagoas 

Depois de divulgar uma pesquisa com mais de duas semanas de atraso da data de publicação informada à Justiça Eleitoral, o instituto Ibrape Pesquisa divulgou nesta quinta (16) novos números para o Governo de Alagoas. O atual cenário mostra uma queda de sete pontos percentuais na intenção de votos para o candidato à reeleição para o Governo de Alagoas, Renan Filho (MDB), que lidera a disputa com 44%, enquanto seu novo adversário, Fernando Collor de Mello (PTC), subiu oito pontos e atingiu 21%, na semana seguinte ao anúncio oficial de sua candidatura.

O instituto de pesquisa tem como sócio-administrador Francivaldo Diniz, amigo do senador Renan Calheiros (MDB-AL), que aparece liderando a disputa pelo Senado, com queda de dois pontos percentuais, na pesquisa divulgada pelo site CadaMinuto.

Para o governo de Alagoas, Basile Christopoulos (PSOL) e Josan Leite (PSL) aparecem pontuando 1%. E o candidato do PCO, Melquezedeque Farias Rosa, não foi incluído na pesquisa, que ainda registrou 11% dizendo não saber ou estar indecisos e 22% afirmando votar nulo, branco ou em ninguém.

Veja os números atualizados para o Governo de Alagoas

Na pesquisa anterior do Ibrape, registrada em 18 de julho na Justiça Eleitoral sob o protocolo AL-09280/2018, Renan Filho pontuava 51%, Collor 13%, Eduardo Canuto (PSDB) e Marcelo Palmeira (PP), 2%; e Basile não pontuava. A margem de erro era de 2,19%, com 2 mil pessoas consultadas entre 18 e 22 de julho.

Amigo também lidera
O ex-presidente do Senado aparece liderando as simulações de 1º e 2º voto para senador, pontuando 35%, dois pontos abaixo do desempenho no levantamento anterior do mesmo instituto. O ex-presidente do Senado é seguido de perto pelo também candidato à reeleição Benedito de Lira (PP-AL), que pontuou 29%. O deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB-AL) pontuou 19%, enquanto o deputado federal e ex-ministro dos Transportes Maurício Quintella (PR-AL) 17%.

Veja os números do Ibrape para o Senado:

A pesquisa Ibrape divulgada hoje foi registrada no dia 10 de agosto sob protocolo AL-08617/2018 e ouviu 2 mil eleitores alagoanos entre os dias 11 e 15 de agosto. E tem margem de erro de 2,19%.

Sobre a amizade com Renan, o dirigente do Ibrape afirmou o seguinte, para o Diário do Poder:
“O IBRAPE não somente realiza trabalhos técnicos e pesquisas para um único grupo político e/ou pretensos candidatos a cargos eletivos em Alagoas. Todas as pesquisas divulgadas publicamente pelo IBRAPE, em parceria com órgãos da imprensa, seguem estritamente a legislação em vigor. Os trabalhos do IBRAPE já têm o reconhecimento da imprensa nacional e sua credibilidade é atestada pela veiculação de seus por importantes veículos de comunicação. A confiabilidade nos trabalhos do IBRAPE, sua lisura e eficiência nos resultados, já são atestados em várias eleições e períodos pré-eleitorais. Por essa razão, a empresa tem ampliado seus negócios e contratos, com convites para desenvolver suas atividades em outras partes do país. As relações de amizade se estendem a um espectro muito amplo de autoridades, representações políticas e empresariais e elas não se sobrepõem a seriedade dos trabalhos de consultoria e pesquisa realizados pelo IBRAPE”.


Com Diário do Poder 


Deixe seu comentário

PREENCHA SEUS DADOS ABAIXO

Suas informações pessoais não serão divulgadas.


Comentários 0

Ainda não há comentários nesta matéria.