Notícias / Saúde


Imprimir notícia

09/03/2018 04:33 - Atualizado em 09/03/2018 04:36

Arapiraca inaugura primeira Escola de Residência Médica no interior

 

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou, na manhã desta quinta-feira (8), a primeira Escola de Residência Médica no interior de Alagoas, na especialidade Medicina de Família e Comunidade, que passa a funcionar na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Judá Fernandes, no bairro Cacimbas.

A conquista representa um marco para a cidade e reforça a parceria da Administração Municipal com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Na cerimônia de inauguração, o prefeito Rogério Teófilo lembrou que, há 15 anos, sonhou ao lado da reitora da Ufal, naquele período, Ana Deise Dorea, com a implantação de um campus na cidade.

“Hoje, além da conquista da interiorização da universidade, Arapiraca avança no campo educacional e vive um novo momento, com a implantação da primeira Escola de Residência Médica no interior alagoano”, destacou o prefeito, que ainda adiantou para o público presente a sua proposta de transformar o Campus Ufal Arapiraca em Universidade Federal do Interior de Alagoas”, ressaltou Rogério Teófilo.

Cerimônia
A cerimônia de inauguração foi aberta à comunidade. E entre os presentes, o prefeito Rogério Teófilo; a secretária Municipal de Saúde, Aurélia Fernandes; Graça Lisboa, presidente da Câmara Municipal de Arapiraca; Celso Marcos, coordenador Médico da Atenção Básica e da Residência Médica; Marineide Bastos, coordenadora da Educação Permanente em Saúde; Kátia Macário, representante da Ufal; Luciana Castelo Branco, representante da Uncisal; Eliane Cavalcante, diretora da Ufal/ Arapiraca; Rodrigo Lopes, presidente do Conselho Municipal de Saúde; Eduardo Ferreira, médico e preceptor da Residência Médica; os residentes Renato Barreto e Bianca Assis; Além deles, secretários municipais, equipe técnica da saúde, vereadores e funcionários da UBS.

O médico Judá Fernandes, que empresta o seu nome à UBS, também presente à inauguração, recebeu homenagem pelo importante trabalho prestado à sociedade arapiraquense e a sua destacada trajetória na história de Arapiraca. Para ele, que relembra o início do seu trabalho como o primeiro médico a atuar na cidade, o momento é de comemoração.

“É uma grande satisfação presenciar a criação da residência médica em Arapiraca, que representa um avanço na medicina. E por outro lado, é gratificante ver isso acontecer na UBS que tem o meu nome. De pensar que quando eu cheguei aqui, não tinha um posto de saúde, eu fui o primeiro médico. Então, cada dia eu me entusiasmo mais com Arapiraca. E não posso deixar de parabenizar o prefeito Rogério Teófilo por possibilitar esse avanço na saúde”, declarou.

Benefícios
Celso Marcos da Silva, coordenador Médico da Atenção Básica e da Residência Médica, afirma que a conquista é motivo de comemoração e representa um ganho para a população de Arapiraca. “Os benefícios da implantação do Programa de Residência Médica no município serão refletidas na qualificação do atendimento e na prestação de serviço para o usuário. Quem ganha com isso é a nossa população, que é o motivo de todo o trabalho realizado pela Prefeitura de Arapiraca, que desde o início dessa gestão trabalha com foco no usuário e na melhoria da assistência prestada a ele, através do SUS”, afirmou.

Além da especialidade Medicina de Família e Comunidade, o coordenador Médico explicou que Arapiraca passa a ofertar, através do Programa de Residência Médica, mais duas: Cirurgia Geral e Ginecologia e Obstetrícia, pelo Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho. E ainda adianta que o município transformará mais 12 UBS em escola, que receberá, além dos residentes, graduandos da Ufal/ Campus Arapiraca.

Emocionada, a secretária Aurélia Fernandes agradeceu ao prefeito e afirmou: “Hoje nós estamos fazendo uma inauguração especial, não é uma obra física, estamos entregando uma obra humana. Agradeço ao prefeito Rogério Teófilo e ao empenho de todas as partes envolvidas, por possibilitarem esse importante momento, um marco para a saúde do município”, declarou.



Ascom Arapiraca 


Deixe seu comentário

PREENCHA SEUS DADOS ABAIXO

Suas informações pessoais não serão divulgadas.


Comentários 0

Ainda não há comentários nesta matéria.