Notícias / Cultura


Imprimir notícia

16/07/2018 07:41 - Atualizado em 16/07/2018 08:01

Doutor Judá Fernandes é homenageado no II Sarau Literário da 5ª GERE

 

Com as presenças de sua esposa, a assistente social Almira Fernandes, dos filhos Paulo de Tarso, a vereadora Aurélia Fernandes e Aline Regia e netos Hurbert, Hermann e Isabel o doutor Judá Fernandes foi um dos homenageados no II Sarau Literário — Autores Alagoanos, realizado pela 5ª GERE - Gerência Regional de Educação no auditório da Escola Estadual Professora Izaura Antônia Lisboa na quinta-feira,12 de julho.


O evento que também é promovido pela Secretaria de Educação do Estado de Alagoas, com o Projeto Comunidade em Ação — Dia "D" da Leitura, Concurso de Produções Literárias, conta com a participação de gestores, articuladores de ensino e coordenadores pedagógicos das 31 escolas estaduais pertencentes a esta gerência regional. E traz, como convidados especiais, os escritores e poetas alagoanos: Afrísio Acácio, Elenilda Cavalcante, Dr. Judá Fernandes, Igor Augusto, José Inácio Vieira de Melo, Milene Lima e Ronaldo Oliveira.

A apresentação de suas obras foi realizada por sua esposa Almira que relatou um pouco da história de cada um dos livros do médico, poeta e escritor Judá Fernandes. Durante a cerimonia Paulo de Tarso, seu filho, declamou um dos poemas de suas obras.

Judá Fernandes de Lima é médico, nascido em Viçosa/AL, em 25 de março de 1933, filho de João Fernandes da Costa e Gertrudes Magna Lima da Costa. Casado com a assistente social Almira Gouveia Alves Fernandes. Está radicado em Arapiraca/AL desde 1963.

Formado pela Faculdade de Medicina de Alagoas em 1960 (quinta turma), especializou-se em São Paulo/SP durante dois anos. Radicou-se como médico em Arapiraca em 1963. Foi aqui o primeiro cirurgião e, por muitos anos, somente ele, na região, ostentou o TEGO (Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia).

Fez pioneirismo nas áreas médica, religiosa, cultural, social. Dentre outros: no Hospital Regional de Arapiraca, Coordenadoria Regional de Saúde, ADESG, IPASEAL, Lions Clube, Cursilho da Cristandade; Rádio (AM e FM), Jornal e Gráfica Novo Nordeste. Foi fundador e, por 15 anos, diretor-presidente da primeira Empresa de Comunicação da Cidade, denominada EDINNOL (Empresa Divulgadora Novo Nordeste Ltda). É cidadão honorário de Arapiraca e Coité do Nóia/AL.

Recebeu as Comendas:
* Cel. Esperidão Rodrigues ( Prefeitura de Arapiraca/1992 );
* Jornalista Noaldo Dantas ( Associação Alagoana de Imprena/2001 );
* Jurista Sílvio Macedo ( Sindicato Escritores AL/2002 );
* Dr. Volney C. Leite ( Associação Alagoana de Imprensa/2003 );
* Escritor Cipriano Jucá ( Academia Maceioense de Letras/2004 );
* Jornalista Rodrigues Gouveia ( Academia Maceioense de Letras/2005 );
* Comenda Rotária Domício Silva ( Rotary Clube Arapiraca/2005 );
* Jurista Antônio Aleixo P. Albuquerque ( Associação Alagoana de Imprensa/2005 ) e
* Médico José Fernandes de Lima (Associação Alagoana de Imprensa /2008).

Com Arapiraca Legal 


Deixe seu comentário

PREENCHA SEUS DADOS ABAIXO

Suas informações pessoais não serão divulgadas.


Comentários 1

Pedro Jorge de Melo (Blog Arapiraca Legal)

16/07/2018 às 13:15

Parabenizo os escritores e poetas alagoanos Afrísio Acácio, Elenilda, Dr. Judá Fernandes, Igor Augusto, José Inácio, Milene Lima e Ronaldo Oliveira pelas homenagens recebidas no II Sarau Literário — Autores Alagoanos!