Notícias / Cultura


Imprimir notícia

05/04/2021 07:27 - Atualizado em 05/04/2021 07:31

Massapê corpo e movimento abre turma online para aulas de capoeira

As Oficinas unem cultura, ancestralidade, musicalidade, construção da identidade e história 

A Massapê Escola/Espaço Afrocultural e Empreendedor está lançando sua primeira turma online para aulas de capoeira. Nesse nova modalidade o respeito a pluralidade é mais uma marca do projeto já que as turmas serão dívidas por, crianças de 04 à 10 anos, turma mista a partir dos 12 anos (jovens e adultos) e uma turma específica para mulheres de todas as idades. As aulas serão ministradas via Jitsi Meet em dias alternados os detalhes assim como contatos podem sem feitos na página da massapê no Instagram (https://www.instagram.com/massapecorpoemovimento/).

As aulas serão ministradas por Sirlene Gomes ou como é conhecida “professora rasteirinha” seu apelido na capoeira e mesmo sendo na modalidade online existe uma quantidade de vagas limitadas a 20 pessoas por turma que é o que a plataforma comporta. A mensalidade é no valor de R$60,00. A ideia de aulas online de capoeira surgiu da necessidade de se reinventar em meio a pandemia e o distanciamento social.

As oficinas em parceria com a Massapê Corpo e Movimento, Keka Rabelo produção cultural, Museu Cultura Periférica, Magrela Ateliê, Nega Mina, Grupo Capoeira Aguia Negra e Centro de Estudos e Pesquisas Afro Alagoano Quilombo - CEPA QUILOMBO fundado em 2004, que ganhou sede na própria ano passado. No espaço cultural, além da capoeira são desenvolvidas aulas de dança afro, artesanato como produção de berimbau e outros e também a Massapê produções e eventos que trabalha com organização de eventos, voltado a comunidades carentes e marginalizadas, com parceria ou não.

As aulas serão práticas e teóricas, com fundamentos e história da capoeira, musicalidade e construção identidade, pertencimento e gênero, formalizando diversas oficinas que irão abranger não só a prática do jogar capoeira, mas trabalhar todo o contexto histórico dessa herança cultural, indo além e oferecendo um aprendizado mais amplo para os alunos.
Outro ponto é o fato do compromisso tanto do CEPA Quilombo quanto da professora rasteirinha com a comunidade carente “Disponibilizamos 50% das vagas gratuitas para a Comunidade, essa é uma forma que encontrei de agradecer ao universo e a capoeira por todo meu aprendizado, toda a troca que experiência que tive e assim também prestar um serviço social que sempre foi minha luta” explica a professora Sirlene.

Sirlene Gomes, mais conhecida como professora Rasteirinha é Graduada em Dança Licenciatura UFAL, professora de Capoeira do Grupo Águia Negra que realiza um trabalho com Capoeira e Dança desde 2004. Em 2008 juntou as começou as pesquisas em Danças (Maculele, Capoeira Puxada de Rede, Samba de Roda e Dança Afro.) dentro das aulas de Capoeira. Em 2020 idealizou a Massapê Corpo e Movimento - Espaço Educacional Afro para agrupar seus saberes e fazeres. Ela é dançarina, coreógrafa, performance, militante negra, feminista e produtora cultural.

Serviço:
O que: Aulas de capoeira com a Professora Rasteirinha
Quando: As aulas iniciam na próxima quarta-feira (07/04)
TURMA MISTA - A partir de 12 anos - Quintas -Feira - 20 horas.;
TURMA COM MULHERES - Quarta -Feira - 16 horas;
TURMA COM CRIANÇAS - De 04 a 10 anos - Sexta -feira - 09 horas.
Onde: Online via Jitsi Meet
Valor: R$60,00
Mais informações: https://www.instagram.com/massapecorpoemovimento/


Por Assessoria  


Deixe seu comentário

PREENCHA SEUS DADOS ABAIXO

Suas informações pessoais não serão divulgadas.


Comentários 0

Ainda não há comentários nesta matéria.