Notícias / Arapiraca


Imprimir notícia

14/02/2020 08:37 - Atualizado em 14/02/2020 08:38

Organização canadense visita arapiraca para conhecer o programa bem nascer

 

Representantes do Governo do Canadá, através da Organização Grand Challenges Canada, estiveram em Arapiraca para conhecer o Programa Bem Nascer, um serviço gratuito, oferecido pela Prefeitura em Unidades Básicas de Saúde do Município, que acompanha e orienta mulheres, via celular, durante a gestação.

As visitas estão acontecendo em cidades brasileiras que acolheram programas subsidiados pelo Governo do Canadá. No Brasil, Arapiraca é o único Município a adotar, através da Administração Pública, o programa que utiliza a ferramenta tecnológica para auxiliar às gestantes. Por isso, foi escolhida para apresentar, in loco, o funcionamento do programa.

De acordo com Deanna Mirly, a proposta com a visita foi de conhecer a ideia e comprovar a eficácia do programa, que pode ser levado a outros países, um tipo de feedback com o trabalho realizado no Brasil, financiado pelo Governo do Canadá.

Ela explica que “Grand Challenges Canadá” é uma organização sem fins lucrativos canadense que usa um modelo de “Grandes Desafios” para financiar soluções para desafios críticos de saúde e desenvolvimento no mundo em desenvolvimento.

Durante a visita, Deanna Mirly foi recebida pela secretária de Articulação Política, Graça Lisboa, em nome do prefeito Rogério Teófilo, no Centro Administrativo Municipal. Na sequência, acompanhada do secretário de Saúde, Glifson Magalhães, do subsecretário, Aerton Lessa, coordenadora de Saúde da Criança, Lousanny Caires, e técnicos da pasta, visitou a Unidade de Saúde Teotônio Vilela, onde conversou com a equipe, formada por enfermeira e agentes de saúde, que trabalham diretamente com as gestantes e utilizam a ferramenta de mensagens.

No roteiro, visita a casa de usuárias que já estão cadastradas no programa Bem Nascer. Para Deanna Mirly, a troca de informações com os profissionais de saúde e usuárias é essencial para a manutenção e aprimoramento do sistema de mensagens, dando suporte ao programa, que pode ser implantado em outros países, a partir da experiência com o Município de Arapiraca.

Bem Nascer

“O programa facilitou a comunicação com o nosso grupo de gestantes aqui da unidade, atualmente formada por 25 mulheres. Através das mensagens aproximamos e fortalecemos ainda mais os laços com a comunidade. As mensagens trocadas orientam e ajudam na resolução de problemas, mais rapidamente. Quando identificamos a necessidade, enviamos um agente de saúde ou já direcionamos para um atendimento”, explicou Jadielma Ezequiel, enfermeira da UBS Senador Teotônio Vilela.

Para Maria Aparecida da Silva, 36, grávida de 4 meses, a novidade chegou para ajudar a tirar as suas dúvidas no seu período de gravidez. Ela afirma que é a sua terceira gestação, mas explica que cada uma é diferente, por isso a necessidade de um apoio. “Através das mensagens fica mais fácil tirar dúvidas e ainda nos lembra dias de consulta, vacina, reunião do grupo de gestantes”, declarou a usuária.

Avanço

“O Programa Bem Nascer, adotado pela Gestão Municipal, significa um avanço no atendimento às gestantes. Uma estratégia inovadora que utiliza a tecnologia, através do envio de mensagens diárias de texto, via celular, para auxiliar nos cuidados das mães e dos bebês”, ressaltou o secretário de Saúde.
O projeto piloto já foi implantado em quatro unidades de saúde do Município, nos bairros Senador Teotônio Vilela, Baixa Grande, Primavera e Senador Arnon de Mello, e deve ser estendido às demais.

O objetivo do programa é orientar, monitorar e acompanhar as mamães e seus bebês, estabelecendo um vínculo de aproximação e confiança, por meio de conversas interativas e educativas, via mensagens.

“Aliado ao pré-natal, a estratégia do programa é acompanhar essas mulheres, que passam a contar com mais um reforço nos cuidados à saúde, durante todo o período gestacional”, completou Glifson Magalhães.


Ascom Arapiraca 


Deixe seu comentário

PREENCHA SEUS DADOS ABAIXO

Suas informações pessoais não serão divulgadas.


Comentários 0

Ainda não há comentários nesta matéria.