Notícias / Política


Imprimir notícia

13/11/2020 17:07 - Atualizado em 13/11/2020 17:08

População de Arapiraca ganha nova Academia de Saúde no bairro Bom Sucesso

 

A população de Arapiraca ganha nova Academia de Saúde, nesta sexta-feira (13), no bairro Bom Sucesso. O aparelho é uma das obras que estava paralisada e foi retomada pela atual Administração Municipal. E agora, após dois meses de trabalho acelerado, entregue aos arapiraquenses.

A obra da Academia de Saúde do bairro Bom Sucesso, iniciada em 2019, passou por várias etapas e paralisação, até este momento do início das atividades . Além da comunidade do bairro Bom Sucesso, o equipamento público vai melhorar a saúde e qualidade de vida dos moradores da localidade e dos moradores da região circunvizinha.

A partir desta entrega, com a presença da secretária de Saúde, Camilla Cinthia Veiga, técnicos da pasta e a população, os arapiraquenses contam com o serviço de três polos de Academias da Saúde, além do bairro Bom Sucesso, no Verdes Campos e na Perucaba.

O serviço faz parte das estratégias de cuidado integral na Atenção Básica de Arapiraca, em parceria com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atencão Básica (Nasf-AB), através da Superintendência de Atenção à Saúde.
Na programação de entrega da Academia de Saúde, atividades de alongamento, trabalho de mobilidade, dinâmicas e práticas corporais, ministradas educadores físicos para a população.
*Estrutura*

Academias de Saúde são espaços públicos dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados, com o objetivo de promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros, além de contribuir para a produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população.

Segundo o engenheiro Sebastião Ferreira Neto, responsável pela obra, o equipamento contempla um espaço multiuso com diversos equipamentos para exercícios físicos. E ainda conta com espaço de vivência, com estrutura de apoio, banheiros com acessibilidade, copa, depósitos e sala de orientação.

“Na Academia de Saúde, os moradores poderão realizar exercícios físicos ao ar livre e em ambiente coberto”, completou

*Atividades*

Entre as ações desenvolvidas nas Academias da Saúde estão: Grupos de Atividade Física, Avaliação Física, Grupos de Alívio da Dor e Práticas Integrativas e Complementares, Grupo de Transição Alívio da Dor para a Atividade Física.

De acordo com Yago Torres, gerente das Academias de Saúde, todas as atividades realizadas nos polos são desenvolvidas por profissionais qualificados para assistir os usuários.

*Como participar*

Para participar do Grupo de Atividade Física, o recomendado é que os usuários procurem a sua Unidade Básica de Saúde (UBS), de onde são encaminhados para o serviço, ou as próprias academias, com atestado médico. Já para as demais atividades, a exemplo do Grupo Alívio da Dor, a partir da UBS, o encaminhamento é realizado pelas equipes de Saúde da Família, que direciona para os fisioterapeutas do NAsf-AB

“Antes de ser inserido em qualquer das atividade, os usuários passam por anamnese que avalia as suas condições de saúde. Em caso de diagnóstico de risco, o usuário é orientado a retornar à UBS”, ressaltou o gerente. 


Deixe seu comentário

PREENCHA SEUS DADOS ABAIXO

Suas informações pessoais não serão divulgadas.


Comentários 0

Ainda não há comentários nesta matéria.