Notícias / Arapiraca


Imprimir notícia

12/07/2018 11:10 - Atualizado em 12/07/2018 11:11

Radialista de Arapiraca desmente notícias falsas espalhadas com seu nome

 

Veículos de comunicação de Arapiraca têm espalhado nos últimos dias a denúncia de uma suposta ameaça sofrida pelo radialista Isve Cavalcante, que atua no mercado arapiraquense há mais de duas décadas, respeitado pela população e pelos profissionais sérios da imprensa local e estadual. Hoje, dia 12 de julho, em seu programa matinal, o radialista desmentiu as matérias, que falam textualmente que o prefeito Rogério Teófilo teria pedido sua demissão. Isve Cavalcante também afirmou que uma nota de repúdio supostamente emitida pelo Sindirádio nunca chegou até ele (ouça o áudio com o desabafo do radialista).

O episódio pode ser tratado como Fake News, termo em inglês que significa notícia falsa e que tem sido combatida em Alagoas, no Brasil e no mundo. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a produção dos conteúdos falsos na internet não para de crescer, mas a população pode prestar atenção em algumas características que apontam para a falsidade do material.

“Quando não existir uma conexão entre o título ou chamada da notícia e o conteúdo apresentado, desconfie. Quando o conteúdo for verdadeiro, mas for apresentado ou compartilhado com um contexto falso, também fique de olho. Outro tipo comum de Fake News é quando se usa um nome de uma pessoa ou marca fazendo afirmações irreais. E, também, quando há a manipulação do conteúdo que, mesmo quando o fato for verdadeiro, é usado para enganar o público”, diz o texto compartilhado pelo TRE recentemente.

É importante que o cidadão de bem fique ligado em tudo que compartilha e consome nas redes sociais e nas mensagens instantâneas tipo WhatsApp. Muita coisa é falsa e repassar esse tipo de informação pode ser considerado crime. A Justiça Eleitoral Brasileira está na luta contra as Fake News e vem pedindo a colaboração de todos os brasileiros na denúncia contra esse tipo de prática. 


Deixe seu comentário

PREENCHA SEUS DADOS ABAIXO

Suas informações pessoais não serão divulgadas.


Comentários 0

Ainda não há comentários nesta matéria.