Notícias / Arapiraca


Imprimir notícia

09/10/2017 11:46 - Atualizado em 09/10/2017 11:49

Rádio Comunitária A Voz do Povo, A Voz de Deus: 16 Anos de Lutas e Conquistas

 

Há 16 anos, mais precisamente no dia 12 de outubro de 2001, era inaugurada na Rua Guanabara, Bairro Capiatã Arapiraca- AL, a primeira Emissora de Rádio Comunitária devidamente legalizada, da terra de Manoel André, uma conquista que só foi possível com a Graça de Deus e a luta de um homem sonhador, empreendedor e muito inteligente, chamado de Monsenhor Aldo de Melo Brandão, ou simplesmente Padre Aldo, de saudosa memória.

Para que o sonho de Monsenhor Aldo se tornasse realidade, além da ajuda Divina, ele contou ainda com a colaboração e a força parlamentar da saudosa Deputada Federal Ceci Cunha e do Senador Renan Calheiros, grandes parceiros à época e de suma importância para que a concessão de outorga para funcionamento de estação acontecesse de forma legal, passando assim a operar a partir de 01 de outubro de 2001, a Rádio Comunitária A Voz do Povo, A Voz de Deus 105,9 FM, emissora sem fim lucrativos, mantida através de doações de sócios colaboradores.

Ao longo desses 16 anos de existência a emissora tem passado por momentos de glória, mas também de dificuldades financeiras, pois mesmo contando com a colaboração de muitas pessoas generosas, que de forma voluntária se dedicam na apresentação dos programas, bem como daqueles que por vontade própria colaboram com R$ 10,00 dez reais mensalmente, tem se tornado uma tarefa árdua para os que estão na direção da emissora mantê-la em atividade. Pois o que é arrecadado mensalmente, já não é o bastante para quitar os débitos mensais, a exemplo das contas de energia, água, impostos e tributos dos mais diversos.

Após o falecimento do Monsenhor Aldo de Melo brandão, tudo ficou bem mais complicado, alguns doadores deixaram de colaborar, para tornar tudo ainda mais difícil, aqueles que se apresentam como “donos” do que Padre Aldo construiu com a ajuda do povo de Arapiraca e deixou com o desejo de que seu trabalho tivesse continuidade, têm tentado a todo custo fazer com que a Rádio Comunitária A Voz do Povo, A Voz de Deus deixe de funcionar em seu prédio próprio, onde funciona desde sua inauguração, ocorrida em 12 de outubro de 2001, há exatos 16 anos. Após o impasse uma ação foi movida na justiça, enquanto aguarda-se o desenrolar do caso, a emissora continua na sua sede, localizado na Rua Guanabara, nº 593, Bairro Capiatã, Arapiraca- AL, no complexo construído pelo seu idealizador e fundador, Monsenhor Aldo de Melo Brandão. Ao processo judicial foi anexado através da Defensoria Pública de Arapiraca, que está defendendo a causa em favor da nossa emissora, um abaixo assinado, onde foram colhidas quase 6.000 mil assinaturas, todas voluntariamente, através de ouvintes, pessoas que têm um carinho surpreendente pela nossa rádio.

Recentemente a Diretora-Presidente da Rádio A Voz do Povo, A Voz de Deus, participou de dois encontros em defesa das rádios comunitárias, promovidos pela ABRAÇO- Associação que defende as emissoras comunitárias de rádio e TV no Brasil, o primeiro encontro ocorreu em Maceió- AL, em meados de setembro, o segundo em Brasília- DF, no último dia 28 também no mês de setembro. O principal assunto em discussão foi os valores abusivos cobrados pelo Escritório Central de Arrecadação- ECAD, responsável por cobrar os valores referentes aos direitos autorais das músicas tocadas nas emissoras, já que as mesmas não têm fins lucrativos e dependem única e exclusivamente de doações para poderem funcionar. A Viagem só ocorreu graças aos ouvintes e amigos que custearam as passagens de ida e volta, através de doações, a esses seremos eternamente gratos. Aluta em defesa da nossa emissora continuará sem sessarmos.

Dia 12 de outubro é o grande dia, pois na oportunidade serão comemorados os 16 anos de atividade da primeira emissora de rádio comunitária devidamente legalizada da cidade de Arapiraca, logo pela manhã o ponto alto desta data festiva será a celebração de uma missa, em Ação de Graças pelos 16 anos de inauguração da conceituada emissora 105,9 FM, que ao longo desses 16 anos tem conquistado grande audiência e credibilidade junto aos arapiraquenses. A celebração religiosa acontecerá às 07:30 da manhã e será presidida pelo Padre Eugênio Alexandre Sousa, Diretor-Geral e conselheiro da emissora, na ocasião estarão presentes toda equipe de locutores-voluntários, ouvintes, sócios, parceiros e colaboradores, bem como algumas autoridades, todos serão aguardados com muita ansiedade e satisfação.
A grande novidade esse ano será a inauguração do site oficial da emissora, graças a uma parceria firmada com um amigo, colaborador e parceiro de nossa Rádio 105,9 FM, com isso será disponibilizado a equipe de locutores o site e uma câmera para transmissão de todos os programas ao vivo em tempo real através da internet, a Rede Mundial de Computadores.

Tudo isso são conquistas, as quais só são possíveis com a Graça de Deus, a intercessão de Nossa Senhora Aparecida e o trabalho árduo de toda a nossa equipe voluntária, que com muita competência e dedicação têm realizado um trabalho sério, o que fez com o que nossa rádio se tornasse uma das mais ouvidas da cidade de Arapiraca. Por tudo isso, só temos a agradecer a todos pelo amor e seriedade que desempenham suas atividades radiofônicas, aos amigos, ouvintes e colaboradores fieis, a nossa gratidão por manter viva a memória de Monsenhor Aldo, que tanto dedicou sua vida aos menos favorecidos e sofredores, através de seu ministério sacerdotal e de seu trabalho social incansável. A Rádio Comunitária A Voz Povo, A Voz de Deus é a única obra social por ele fundada em Arapiraca que continua existindo atualmente. É pela memória desse grande homem, exemplo de ser humano, chamado simplesmente de Padre Aldo, que continuaremos lutando pela existência e fortalecimento de sua obra. A Rádio Comunitária 105,9 FM tem atualmente como diretores a competente Radialista Rejane Barros e o Padre Eugênio Alexandre Sousa e junto uma equipe de mais de 32 voluntários.



Por: Leandro Inácio


Deixe seu comentário

PREENCHA SEUS DADOS ABAIXO

Suas informações pessoais não serão divulgadas.


Comentários 0

Ainda não há comentários nesta matéria.