Notícias / Cultura


Imprimir notícia

15/03/2018 12:47 - Atualizado em 15/03/2018 12:52

REALize Saúde Mental faz o seu 1º evento de práticas integrativas neste fim de semana

 

Conhecer a si mesmo é um dos desafios que os filósofos gregos já se debruçavam há oceanos. Este mar revolto fluiu e chegou à contemporaneidade tendo a mesma resposta – e esta não é única, pois está cravada em cada um de nós à sua maneira.

Com a perspectiva de trabalhar as práticas integrativas aliando-as ao cotidiano corrido que possuímos hoje, sempre na busca por este Eu superior aqui dentro, a REALize Saúde Mental está concebendo o seu primeiro evento neste sábado (17) a partir das 7h, no Coberta de Flor & Casa de Chá, situado na Rua Hamilton Barros Soltinho, nº 240, no bairro da Jatiúca.

Ele contará com um formato humanizado, trazendo experiências, conhecimentos e saberes de praticantes e profissionais de práticas integrativas e complementares em saúde (Pics). Assim, será evidenciada a sua aplicação prática no dia a dia, a fim de promover o autocentramento, o autocuidado e, claro, a saúde mental – como sugere o próprio nome da REALize.

A ideia de levar isto à frente é de três enfermeiros: Lucas Kayzan Barbosa, Bárbara Oliveira e Vívian Silva. O trio teve esta feliz ideia de paradoxalmente expandir os horizontes da profissão para dentro, para o interior.

“Saindo do gramado acadêmico e da teoria, quisemos trazer para a prática essas inserções e atividades, como a meditação, reiki, shantala, biodança, florais de Bach e yoga, trazer isso de fato para o cotidiano”, pontua a enfermeira Vívian Silva, doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O tema geral deste primeiro momento será “Cuidados Gerais com a Saúde Mental”. “A REALize é uma ideia que se consolidou para que a gente junte algumas destas atividades em ambientes diversos – sobretudo aqueles com contato direto com a natureza – para fornecer informações para o maior número de interessados sobre práticas integrativas, que estão interligadas com a saúde mental, sua promoção e sua prevenção. A gente vai ficar realizando sempre este tipo de abordagem, com eventos repletos de oficinas e workshops, e qualquer pessoa visando autoconhecimento pode participar”, conclui a idealizadora Vívian.

As vagas para o evento são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo goo.gl/vn1qJm (copie em sua URL). O investimento é de R$ 65 (sem almoço) e R$ 100 (com almoço vegano e sobremesa vegana).

Para mais informações, confira nas redes sociais @realizesaudemental, contate pelo realizesaudemental@gmail.com ou ligue para (82) 9.9900.0559 e 9.9359.7094.

Veja agora a programação completa do encontro:

7h – Acolhimento
8h – Abertura e apresentação da ideia do REALize Saúde Mental, com a organização do evento
8h30 – “Autoconhecimento”, com a fotojornalista e instrutora de yoga Elisa Becker
9h30 – “Reiki e Shantala”, com a ecóloga humana Marisa Malta
10h20 – “Musicoterapia”, com o maestro, solista, pós-graduado em Regência de Coral e em Musicoterapia, professora da Uncisal e mestre em Medicina, Rodrigo Andrade
11h20 – “Processo Natural do Nascer e Morrer”, com a pós-doutora em Enfermagem, Enfermeira Obstétrica e Terapeuta Floral, Cristina Trezza
12h20 – Intervalo (almoço)
13h00 – “Saúde Mental e Espiritualidade no Cotidiano”, com a doutoranda em Enfermagem e professora do Cesmac e Facima, Vívian Silva, e o mestrando em Enfermagem e teólogo Lucas Kayzan Barbosa
13h50 – “Florais de Bach”, com a professora e enfermeira especializada em Saúde Coletiva, Graciliana Swarowsky
14h50 – Tea break (oferecimento da Coberta de Flor & Casa de Chá)
15h – “Naturoterapias e Saúde”, com a mestre em Enfermagem, professora do Cesmac e da Unit e enfermeira obstétrica do Grupo AME, Bárbara Oliveira, e a mestre em Arquitetura, idealizadora do projeto Comer de Verdade e coach Wevila Lira
16h – “Biodança e Meditação”, com a professora, mestre em Educação Física e tutora do Centro de Estudos Budistas Bodsatva, Valéria Elias
17h – Encerramento e agradecimentos



Foto-legenda: A instrutora de yoga Elisa Becker será uma das palestrantes do evento (Foto: Divulgação) 


Deixe seu comentário

PREENCHA SEUS DADOS ABAIXO

Suas informações pessoais não serão divulgadas.


Comentários 0

Ainda não há comentários nesta matéria.