Início » Blog » Caixa Cultural de Fortaleza abre oficinas de artesanato com costura manual em instalação inédita
Fortaleza

Caixa Cultural de Fortaleza abre oficinas de artesanato com costura manual em instalação inédita

caixa-cultural-de-fortaleza-abre-oficinas-de-artesanato-com-costura-manual-em-instalacao-inedita
Caixa Cultural de Fortaleza abre oficinas de artesanato com costura manual em instalação inédita

Uma casa revestida inteiramente por crochê e artesanato vem chamando a atenção de quem passa pela Caixa Cultural, em Fortaleza. Trata-se da instalação “A Casa de Todos”, que propõe ao público vivenciar a arte manual de forma coletiva. No local, são realizadas ainda oficinas e sessões de contação de histórias.

A artista plástica catarinense Leila Alberti, idealizadora da obra, explica a motivação por trás da criação. “Eu sou artista plástica há 40 anos e sempre trabalhei muito no meu ateliê com pintura, mas em um determinado momento eu senti uma vontade de fazer obras que envolvessem de uma maneira coletiva outros artistas e artesãos e que essa obra pudesse trazer as pessoas para perto.”

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Confeccionada pelo coletivo Lucianas e Marias, de Curitiba, a casa de crochê levou três meses de trabalho manual até ganhar forma.

A designer de moda Vaneska Rebouças, que visitou a instalação, conta que sente uma atmosfera acolhedora com a peça de arte. “Eu acabei de chegar e já me sinto acolhida, porque a arte manual tem esse poder, porque ela transmite um afeto.”

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“A Casa de Todos” oferece ainda uma programação especial durante o mês de julho, com oficinas e sessões de contação de histórias abertas a todas as idades. As atividades são realizadas dentro e fora da casa de crochê.

O artista plástico Rafael Codognotto explica que a ideia da oficina parte de objetos cotidianos, como peças de roupa e toalhas de crochê. “Então ela traz essa memória de um crochê que acabou num lugar de brechó, num lugar outro, e a gente resgata esse material para fazer a oficina.”

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Leila Alberti reforça a importância dos trabalhos manuais em tempos de tecnologia. “As manualidades elas têm uma força fantástica, elas são muito presentes na vida de todos, principalmente no nosso país inteiro. Então essa obra não tem um local X, ela foi feita lá, mas ela é um pouco de cada região, de cada cultura, do jeito de cada um e eu acho que ela está conseguindo.”

Para participar das oficinas, os interessados devem se inscrever pelo site da Caixa Cultural. A instalação permanece em exposição até o dia 3 de agosto.

Leia também | Pesquisadores cearenses criam solução com água de coco que conserva órgãos para transplantes

Caixa Cultural de Fortaleza abre oficinas de artesanato com costura manual em instalação inédita

Fonte: gcmais.com.br