Início » Blog » Governo do Ceará reforça campanha de vacinação contra o sarampo na faixa de 1 a 59 anos
Fortaleza

Governo do Ceará reforça campanha de vacinação contra o sarampo na faixa de 1 a 59 anos

governo-do-ceara-reforca-campanha-de-vacinacao-contra-o-sarampo-na-faixa-de-1-a-59-anos
Governo do Ceará reforça campanha de vacinação contra o sarampo na faixa de 1 a 59 anos

O Governo do Ceará está reforçando a campanha de vacinação contra o sarampo, que integra o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal no estado, principalmente na faixa etária de 1 a 59 anos. A campanha segue até o dia 30 de setembro e contará com um Dia D de mobilização neste sábado (20), com a vacina disponível em todas as unidades básicas de saúde e salas de vacinação do Ceará.

A coordenadora estadual de imunização, Ana Karine Borges, alerta para a necessidade do reforço. Ela destaca que, apesar do Brasil ter recebido em 2024 a certificação de eliminação do sarampo, casos voltaram a aparecer, como no estado do Tocantins. “Isso remete um alerta para o estado do Ceará reforçar suas estratégias de vacinação, no intuito de buscar aquelas crianças, aquela população jovem também, adultos, que ainda não completou o seu esquema de vacinação ou que está com a vacinação em atraso ou não lembra se tomou a vacina”, pontua.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O sarampo é uma doença viral altamente transmissível e potencialmente grave, que causa febre, manchas vermelhas pelo corpo e pode provocar complicações sérias. O Ceará recebeu mais de 84 mil doses das vacinas tríplice viral, dupla viral e tetra viral.

Ana Karine lembra que houve redução da cobertura vacinal nos anos de 2021 e 2022, chegando a apenas 70% ou 75%, deixando crianças – especialmente as menores de cinco anos – com a vacinação em atraso.

De acordo com dados das autoridades sanitárias, entre 2020 e 2025, o Ceará registrou 335 notificações de casos suspeitos para a doença, dos quais 11 foram confirmados, sendo o último em maio de 2022. “Lembrar que a vacina contra o sarampo está disponível nos postos de saúde, em todos os postos. Somente no mês de setembro, foram distribuídas mais de 84 mil doses de vacinas aos municípios”, reforçou Ana Karine. Ela destaca ainda que a população de até 29 anos precisa comprovar duas doses de vacinas contra o sarampo, enquanto pessoas de 30 até 59 anos de idade precisam comprovar uma dose da vacina.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Não é raro que cidadãos, ao serem perguntados sobre a imunização, não lembrem se tomaram todas as vacinas necessárias. “Eu acho que a vacina do sarampo tomei só a da infância mesmo”, conta o atendente Francisco Laudenir, ao falar com a equipe de reportagem da TV Cidade Fortaleza. Já Mateus Trajano, estudante, diz que a única vacina recentemente tomada foi a da gripe.

O porteiro Hugo Bezerra, por sua vez, destacou a importância da prevenção: “doença não se brinca. Então, se você pode prevenir, tome a vacina. Porque você vai prevenir para depois, quando não tiver mais jeito, não reclamar, né?”

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O sarampo

Os sintomas do sarampo costumam surgir entre 8 e 12 dias após o contato com o vírus e se iniciam geralmente com sinais semelhantes aos de uma gripe. Entre os principais sintomas estão:

  • Febre alta, frequentemente acima de 38ºC, que pode chegar até 40ºC;
  • Tosse seca e persistente;
  • Dor de garganta;
  • Nariz escorrendo ou entupido;
  • Conjuntivite, que provoca olhos vermelhos e lacrimejantes;
  • Mal-estar intenso;
  • Cansaço excessivo e dor muscular;
  • Manchas vermelhas na pele que começam no rosto e atrás das orelhas e depois se espalham pelo corpo. Essas manchas não coçam e são características da doença;
  • Pontos brancos com bordas avermelhadas no interior da boca.

Esses sintomas indicam que o sarampo é uma infecção viral altamente contagiosa e pode ser especialmente grave, principalmente em crianças menores de cinco anos. Em casos mais severos, o sarampo pode levar a complicações como infecções respiratórias, otites, diarreia e inflamações no cérebro.

Leia também | Saiba como funciona a operação que garante a chegada de órgãos a pacientes em espera no Ceará

Conheça mais detalhes sobre a atual fase da campanha de vacinação contra o sarampo no Ceará:

Fonte: gcmais.com.br