A indústria do Ceará apresentou um desempenho expressivo no segundo trimestre de 2025, com crescimento de 3,54% em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado é mais que o dobro da média nacional, que ficou em 1,1%, conforme dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O avanço do setor industrial foi um dos principais motores para a alta de 3,86% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual no período.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Segundo Danilo Serpa, presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), o desempenho da indústria reflete as políticas de incentivo fiscal adotadas pelo governo estadual. “Percebemos que parte significativa desse crescimento vem de empresas que são beneficiadas pelo Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI), que tem se mostrado fundamental na atração e manutenção de investimentos no estado”, explicou.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Os segmentos industriais que mais contribuíram para esse crescimento foram a construção civil (2,09%), a indústria de transformação (3,19%) e os serviços de eletricidade, gás e água (7,03%). Dentro da indústria de transformação, destacaram-se as áreas de metalurgia, produção de calçados e produtos químicos, fortemente impulsionadas por benefícios fiscais e investimentos em infraestrutura.
O secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Domingos Filho, ressaltou que os números positivos são resultado de uma estratégia sólida de desenvolvimento regional. “Mais que estatísticas, esses resultados representam oportunidades concretas de emprego e renda para milhares de famílias cearenses. O governador Elmano de Freitas tem trabalhado para atrair investimentos que valorizem as vocações regionais e fortaleçam a economia do Ceará de forma sustentável”, afirmou.
No cenário mais amplo, o PIB cearense teve desempenho superior ao do Brasil, que cresceu 2,2% no segundo trimestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2024. Além disso, o Ceará acumulou crescimento de 4,15% no primeiro semestre do ano e 5,58% nos últimos quatro trimestres.
Leia também | Revitalização: Avenida Dom Luís terá ciclofaixa arborizada, anuncia Prefeitura de Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br











