O tradicional Terminal José de Alencar, localizado no Centro de Fortaleza, está prestes a passar por uma mudança de nome. Na última quinta-feira (18), a Câmara Municipal aprovou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que altera oficialmente o nome do terminal para “Terminal Santuário da Fé”. A proposta foi apresentada pelo vereador Ronaldo Martins (Republicanos), que argumenta que o novo nome reconhece a atuação das igrejas na região central da cidade.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
De acordo com a justificativa do projeto, a presença de diversas igrejas — evangélicas e católicas — nas imediações do terminal tem sido essencial para manter o fluxo de pessoas e atividades no Centro, especialmente aos domingos, quando o comércio local fecha. “São seus fiéis os principais usuários do transporte coletivo e, por consequência, do Terminal da Praça José de Alencar”, afirma o texto da proposta.
Pelas redes sociais, o vereador reforçou que as instituições religiosas na área têm papel fundamental no apoio psicológico e assistencial à população. “Naquele entorno estão localizadas várias igrejas, cada uma desenvolvendo um trabalho importante de ajuda humanitária, acolhimento e combate à depressão. O nome Santuário da Fé é também para salvar vidas”, destacou o parlamentar.
A proposta ainda precisa passar por análise nas comissões da Câmara Municipal para receber a redação final. Após essa etapa, o projeto retorna ao plenário e, se aprovado sem alterações, será promulgado, dispensando a sanção do prefeito. A mudança é permitida por meio de um Projeto de Decreto Legislativo, instrumento legal que autoriza o Legislativo a alterar nomes de logradouros públicos, entre outras atribuições, sem necessidade de aval do Executivo.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A medida, no entanto, gerou polêmica nas redes sociais. Muitas críticas vieram de internautas que consideram a mudança irrelevante diante dos desafios enfrentados pela cidade. A página “Fortaleza Antigamente”, no Instagram, publicou: “Enquanto a capital cearense enfrenta problemas urgentes como violência, facções e deficiência no transporte público, a energia legislativa é gasta com mudanças nominais que não resolvem as questões reais da população”.
O Terminal José de Alencar foi reinaugurado em junho de 2024, após obras de requalificação, mantendo seu nome em homenagem ao dramaturgo cearense. Agora, com a possível alteração para “Terminal Santuário da Fé”, a mudança reabre o debate sobre o uso do espaço público, identidade urbana e prioridades do Legislativo municipal.
Leia também | Revitalização: Avenida Dom Luís terá ciclofaixa arborizada, anuncia Prefeitura de Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br











