As obras do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), na Base Aérea de Fortaleza, estão mais avançadas do que o previsto, conforme pontuou o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Hugo Figueirêdo. A declaração foi feita após visita às instalações, nesta segunda-feira (17). A Etice é uma das 12 instituições que participam da comissão que acompanha a evolução da construção da unidade.
Os membros do grupo participaram da visita guiada ao canteiro de obras, recepcionados pelo Subcomandante da BAFZ, Coronel Aviador Sandro Sadique Adi e pelo Presidente da Comissão de Obras de Fortaleza, Coronel Aviador Paulo Roberto Peixoto Cavalcante Júnior. O projeto do campus, com 18.568,3 metros quadrados de área construída, foi apresentado aos visitantes.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Os dois blocos projetados para o campus, cada um com três andares, já estão com a laje de cobertura pronta, informou Hugo Figueirêdo. O bloco de alojamento tem capacidade para receber 88 alunos com 42 quartos, sala de estar, sala de aula e cozinha. O bloco para cursos de Engenharia de Sistemas e de Engenharia de Energias Renováveis inclui salas de aulas, de professores, laboratórios, biblioteca, dois auditórios e outros espaços.
O Instituto Tecnológico da Aeronáutica, com sede em São José dos Campos (SP), escolheu o Ceará para implantar o primeiro campus fora de São Paulo. O vestibular da primeira turma já foi realizado. Os alunos aprovados estão em curso do primeiro ano do fundamental, realizado, no campus em São José dos Campos.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O início das aulas em Fortaleza está planejado para março de 2027. Em 2028, começam os cursos de pós-graduação e mestrado e, em 2030, os cursos de doutorado. Ainda em 2030, será oferecido um novo curso – Bioengenharia fundamental e, em 2032, o curso de Bioengenharia profissionalizante.
Participaram da visita as seguintes instituições: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Instituto Nacional de Tecnologia Aeroespacial (ITAEX), Sociedade dos Melhores Amigos da Aeronáutica (SOMAERO), Associação das Empresas de Tecnologia Aeroespacial do Ceará (AEITA CE), Polo Industrial de Tecnologia de São José dos Campos (PIT SJC), Federação das Indústrias do Estado do Ceará / Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (FIEC / SENAI), Agência Cearense de Promoção de Investimentos (AECIPP), Escola Técnica de Informática e Comunicação Empresarial (ETICE), Centro de Inovação Tecnológica do Nordeste (CITINOVA), Colégio Farias Brito, Colégio Christus e BFA Investimentos.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
2ª etapa das obras
Em julho deste ano, o ministro da Educação, Camilo Santana, assinou o contrato que autoriza o início das obras da segunda etapa de implantação do novo campus do ITA no Ceará. A expansão da unidade foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro de 2024.
Na ocasião, o MEC, na figura do ministro, também oficializou o termo de entrega definitiva do imóvel cedido pela Superintendência do Patrimônio da União no Ceará (SPU/CE) para a Universidade Federal do Ceará (UFC). O espaço, localizado na Praia de Iracema, vai abrigar a sede do novo campus da universidade, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), além do Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN).
Leia também | Hospital Universitário da UFC alcança marca de 1.500 transplantes de fígado realizados pelo SUS
Fonte: gcmais.com.br












