Início » Blog » Mulher é presa no Aeroporto de Fortaleza ao tentar embarcar para a Europa com 2 kg de cocaína
Fortaleza

Mulher é presa no Aeroporto de Fortaleza ao tentar embarcar para a Europa com 2 kg de cocaína

mulher-e-presa-no-aeroporto-de-fortaleza-ao-tentar-embarcar-para-a-europa-com-2-kg-de-cocaina
Mulher é presa no Aeroporto de Fortaleza ao tentar embarcar para a Europa com 2 kg de cocaína

Uma mulher foi presa no Aeroporto de Fortaleza, neste domingo (25), após ser flagrada por agentes da Polícia Federal (PF) tentando embarcar para a Europa levando cerca de 2 kg de cocaína, na mala. A droga estava dentro de uma mala despachada no voo.

Durante fiscalização de rotina, agentes federais identificaram, por meio de equipamento de raio‑X, imagem suspeita no interior de uma das bagagens. Na abertura da mala, foram encontrados dois tabletes envolvidos em alumínio. O material foi submetido a teste preliminar, que indicou resultado positivo para cocaína.

A passageira responsável pelo despacho, com isso, foi localizada na área de embarque internacional e conduzida a um local reservado para inspeção. A mulher foi presa em flagrante e conduzida à Superintendência Regional da Polícia Federal no Ceará, para serem adotadas as medidas cabíveis. Segundo a PF, ela poderá responder por tráfico internacional de drogas.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A lei

No Brasil, a pena base para o tráfico de drogas, incluindo o internacional, é de reclusão de 5 a 15 anos, além de pagamento de 500 a 1.500 dias-multa, conforme o artigo 33 da Lei nº 11.343/2006 (Lei de Drogas).

Para o tráfico internacional, as penas são aumentadas de um sexto a dois terços quando a natureza, procedência ou circunstâncias evidenciam a transnacionalidade do delito, nos termos do artigo 40, inciso I, da mesma lei. Isso pode elevar a pena efetiva para além dos 15 anos em casos graves, como visto em julgados do TRF1 e STJ, onde condenações foram ajustadas entre 11 e 20 anos com base na dosimetria penal.

A pena final é calculada considerando quantidade de droga, papel do agente e outros fatores, podendo incluir multas elevadas e regime inicial fechado em presídio de segurança máxima ou média.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Anteriores

Ainda este mês, um homem foi preso pela PF, também no Aeroporto de Fortaleza, ao tentar embarcar para Paris com cerca de 5,2 kg de cocaína dentro de uma mochila. A captura ocorreu durante fiscalização de rotina da Polícia Federal, no local.

A droga estava oculta em duas mochilas com fundo falso, identificadas após sinalização de cão policial e inspeção por raio-X. O passageiro responsável pelas bagagens foi preso em flagrante e conduzido à Superintendência Regional da Polícia Federal no Ceará para adoção das providências legais cabíveis. Ele poderá responder, em tese, pelo crime de tráfico internacional de drogas.​

Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Ainda em janeiro deste ano, no último dia 14, uma carga de drogas enviada dos Estados Unidos foi interceptada no Aeroporto de Fortaleza, durante uma ação de fiscalização da Divisão de Vigilância e Repressão da 3ª Região Fiscal. A apreensão resultou na localização de diferentes derivados de cannabis em pacotes de origem internacional.

De acordo com a Receita Federal, foram apreendidos 3 quilos de haxixe, mais de 20 frascos de cannabis líquida e potes de goma de mascar que continham a substância. O material estava distribuído em diversas embalagens remetidas ao Brasil.

A droga foi localizada após a atuação dos cães farejadores Ithor e Saymon, que auxiliaram na identificação dos volumes suspeitos durante o processo de inspeção. O uso de agentes caninos integra as ações de controle adotadas nas operações de combate ao tráfico internacional de drogas.

Leia também | Três colombianos e um brasileiro são presos no Aeroporto de Fortaleza por envolvimento com plantação de maconha no Ceará

Fonte: gcmais.com.br