A atuação dos vereadores no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) é retomada nesta segunda-feira (2), com a sessão de reabertura marcada para as 9h, no Plenário Fausto Arruda.
Na ocasião, o prefeito Evandro Leitão (PT) vai fazer um balanço do primeiro ano de atuação no Executivo municipal e destacar prioridades para o ano que inicia. A sessão deverá ser conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Leo Couto (PSB).
A solenidade marca o retorno das atividades plenárias dos 43 vereadores de Fortaleza, em cumprimento à Lei Orgânica do Município, que determina as datas de funcionamento da Legislatura. Com o fim do período de recesso parlamentar, os serviços ofertados à população pela CMFor também retornam à normalidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Entre os principais temas abordados pelo prefeito deve estar a mudança da sede da CMFor, que vai passar a funcionar no Centro, conforme anunciado no último sábado (31). O legislativo municipal vai se mudar para o local onde funcionava o antigo Mucuripe Club. De acordo com o presidente da casa legislativa, Leo Couto, a transferência representa uma mudança definitiva da nova sede da Câmara, que passará a ocupar um imóvel histórico da região central da capital cearense.
Câmara de Fortaleza registrou produção legislativa durante o mês de janeiro, antes da reabertura
Nos primeiros 28 dias de 2026, mesmo durante o recesso parlamentar, a Câmara Municipal registrou apresentação de diversos projetos por parte dos vereadores. Foram, no período, 1.085 matérias legislativas protocoladas, entre requerimentos, projetos de indicação e projetos de lei.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
As proposições tratam desde a instituição de incentivos a estudantes, até políticas públicas voltadas à revitalização do Centro, à reestruturação de equipamentos urbanos, à segurança pública e à temática ambiental. Com a retomada das sessões plenárias, as proposições passam a ser debatidas nas sessões ordinárias e extraordinárias da casa legislativa, para então serem votadas pelos vereadores.
Assembleia
No mesmo dia, a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) também retoma os trabalhos legislativos, com presença do governador Elmano de Freitas (PT), para a leitura do pronunciamento do Executivo estadual para o ano de 2026, no Plenário 13 de Maio. “Abrimos este novo ano legislativo com a presença do governador do estado, Elmano de Freitas, em um gesto de respeito institucional e de diálogo entre os Poderes, fundamentais para o fortalecimento da democracia”, pontua o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB).
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Após a abertura oficial, já na terça-feira (3), os parlamentares voltam aos debates no Plenário e devem fazer a leitura de projetos e de seus pronunciamentos.
O presidente da Alece ressalta que a casa legislativa deve priorizar pautas que tenham impacto concreto na vida da população cearense. “Entre as prioridades estão o fortalecimento das políticas de combate à fome, o enfrentamento ao feminicídio e a ampliação do acesso a serviços de saúde. Também projetos voltados à qualificação da juventude, à geração de emprego e renda e à promoção do desenvolvimento social e econômico do estado”, destaca Romeu Aldigueri.
Leia também | Nova sede da Câmara de Fortaleza será no antigo Mucuripe Club; veja fotos do projeto
Fonte: gcmais.com.br











