Um incêndio foi registrado, na manhã desta sexta-feira (6), em uma casa no bairro Praia de Iracema, em Fortaleza. Agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) se deslocaram para o ponto, na Rua Gonçalves Lêdo, para controlar a situação.
Conforme informações iniciais, o imóvel estaria funcionando como depósito de bicicletas mecânicas e elétricas. O fogo teria tomado primeiro um dos cômodos da casa, em seguida atingindo o teto. Imagens que circulam nas redes mostram fogo e fumaça subindo ao céu.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Trata-se do segundo incêndio registrado nesse local em menos de quatro meses: em outubro deste ano, a mesma casa foi tomada por fogo. Na ocasião, o incêndio teria sido iniciado por baterias que alimentam os veículos elétricos e que podem ter explodido.
Na ocasião, equipes do Corpo de Bombeiros atenderam à ocorrência, para controlar o fogo. Os agentes conseguiram controlar o incêndio antes que ele se alastrasse para imóveis vizinhos. Conforme informado no local, as bicicletas e os patinetes ficavam guardados no local para serem usados em passeios na Avenida Beira Mar, durante os fins de semana.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Incêndio anterior na Praia de Iracema
Em 2024, um caso emblemático foi registrado no mesmo bairro, quando um casal e uma cadela de estimação morreram, durante um incêndio em um dos apartamentos de um hotel na Avenida Almirante Barroso. Entre as vítimas, o homem morreu ao se jogar do 10º andar do prédio, na tentativa de escapar das chamas. A mulher e o cão morreram dentro do imóvel. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas o casal já estava morto quando os agentes chegaram ao hotel.
Leia também | Governo lança pacto nacional e divulga vídeo convocando homens no combate ao feminicídio
O que fazer em caso de incêndio em residência ou ponto comercial?
Em caso de incêndio em residência ou ponto comercial, é fundamental agir com calma e seguir procedimentos específicos para garantir a segurança das pessoas e minimizar danos. Os passos principais são:
- Manter a calma e avaliar a situação para decidir se é possível controlar o incêndio ou se deve evacuar imediatamente.
- Acionar o alarme de incêndio (se houver) e chamar os bombeiros pelo número 193, informando o endereço e o ocorrido.
- Tentar apagar o fogo apenas se for um princípio de incêndio e se houver equipamentos adequados como extintores (CO2 ou pó químico seco) ou cobertores anti-chamas. Não jogar água em fogo de eletricidade.
- Se o fogo estiver fora de controle, evacuar o local imediatamente pela saída mais próxima, evitando uso de elevadores, e proteger as vias respiratórias da fumaça, mantendo-se agachado com um pano úmido no nariz, se possível.
- Desligar a rede elétrica e o registro de gás, se for seguro fazê-lo, para evitar agravamento.
- Não retornar ao local para pegar objetos pessoais e não permitir a entrada de outras pessoas no local em chamas.
- Após evacuar, aguardar a chegada dos bombeiros em um local seguro e informar qualquer pessoa que possa estar em perigo dentro do edifício.
Fonte: gcmais.com.br











