Início » Blog » Arquiteto denuncia retirada de cadeiras do Aeroporto de Fortaleza: “até para sentar tem que pagar”
Fortaleza

Arquiteto denuncia retirada de cadeiras do Aeroporto de Fortaleza: “até para sentar tem que pagar”

arquiteto-denuncia-retirada-de-cadeiras-do-aeroporto-de-fortaleza:-“ate-para-sentar-tem-que-pagar”
Arquiteto denuncia retirada de cadeiras do Aeroporto de Fortaleza: “até para sentar tem que pagar”

O Aeroporto de Fortaleza retirou cadeiras e bancos que estavam disponíveis no saguão e nas proximidades das entradas, onde passageiros aguardam táxis e veículos de motoristas por aplicativo. Em vídeo que circula nas redes, o arquiteto Lucas Rozzoline denuncia a mudança.

“Pessoal, eu cheguei aqui no aeroporto de Fortaleza e não tem mais cadeira pra esperar. Aqui tinha várias cadeiras, ali tinha várias também, poltronas, tem que pagar pra sentar. Aqui debaixo dessa escada rolante tinha umas cadeiras também, que tiraram. Então olha aí, olha esse espaço enorme vazio”, diz ele, no vídeo. “Então realmente você só senta agora no aeroporto se pagar, até pra sentar tem que pagar.”

Ele aponta que os únicos lugares onde as cadeiras seguem disponíveis são nos locais de embarque e desembarque, acessíveis apenas a quem vai entrar no avião – ou quem desembarcou de uma aeronave.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Procurada pelo GCMAIS, a Fraport, responsável pela administração do Aeroporto de Fortaleza, informa em nota que optou pela remoção das longarinas (assentos) da área de desembarque, “com o intuito de dar maior fluidez no fluxo durante os horários de pico de movimentação de passageiros”.

“Contudo, a área de desembarque ainda conta com assentos e mesas em ambos os cafés – um no desembarque doméstico e outro no desembarque internacional – além de assentos nas áreas de espera para transporte por aplicativos ou táxi e no check-in. Pedimos desculpas por qualquer eventual transtorno”, pontua ainda a companhia.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Aeroporto de Fortaleza

O Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins é o principal aeroporto do Ceará, localizado no bairro Serrinha, a cerca de 9 km do centro da cidade e 10-12 km de áreas como Meireles e o Centro de Eventos.​ É o aeroporto com maior movimentação de passageiros internacionais no Norte e Nordeste do Brasil, atendendo voos domésticos de companhias como Gol, Latam e Azul, além de rotas para Europa e Estados Unidos. Gerido pela Fraport Brasil desde 2017, o terminal tem capacidade para até 12 milhões de passageiros por ano.​

Ele tem origem na década de 1930, quando a área funcionava como aeródromo, conhecido inicialmente como Base do Cocorote. Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, foi construída a pista que ainda hoje é utilizada. O local recebeu o nome Aeroporto Pinto Martins em 1952, em homenagem ao aviador cearense Euclides Pinto Martins, reconhecido por ser o primeiro a realizar um voo pelo Oceano Atlântico, entre Nova Iorque e Rio de Janeiro.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Aumento de passageiros

O Ceará atingiu a marca de 5,1 milhões de passageiros nos aeroportos do estado entre janeiro e setembro de 2025, apresentando um crescimento de 8,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados pela Anac, Fraport Brasil e Aena Brasil. O Aeroporto Internacional de Fortaleza foi o principal responsável pelo movimento, contabilizando 4.537.910 passageiros, aumento de 8,6% em comparação com 2024. Já o Aeroporto de Jericoacoara registrou o maior crescimento proporcional, com 32,3% de alta, passando de 155.706 para 205.929 passageiros. O Aeroporto de Juazeiro do Norte também teve destaque, com 358.889 passageiros no período.

Leia também | Funcionário é arremessado de trator em área operacional do Aeroporto de Fortaleza

Fonte: gcmais.com.br