14/11/2015 08:39 - Atualizado em 14/11/2015 21:08

Sobre o Perdão

 

Segundo alguns dicionários o Perdão é a ação humana de se livrar de uma culpa, uma ofensa, uma dívida e etc. O perdão é um processo mental que visa a eliminação de qualquer ressentimento, raiva, rancor ou outro sentimento negativo sobre determinada pessoa ou por si próprio.

Etimologicamente, a palavra "perdão" vem do latim “perdonare” que significa a ação de perdoar, ou seja, aceitar ou pedir desculpas; se redimir em relação a algo de errado.

Quem já foi machucado por alguém? E rejeitado? Traídos? Perdoar não é esquecer e como não esquecer sem guardar rancor? O exercício do perdão é constante, é imutável e inerente ao ser humano, no perdão não é a busca da melhora da pessoa que é perdoada, mas a desintoxicação da alma do ser que perdoa, ele é uma faxina constante em nosso espírito, ele é o poder de não querer usar o poder para uma vingança, ele é o poder do não envenenamento por ações de outrem, ele é o poder dos que verdadeiramente são fortes.

Migalhas de rancores podem afogar momentos que poderiam de felicidade, podem eliminar dias, semana e até meses de uma vida pelo simples fato de o ser não desapegar dos sentimentos que o aflige e algemado a toneladas de ódio e rancor passa pela vida sem a sentir, sem a viver, vegetando em rios de males e pensamentos ruins.

Tolos são os que absorvidos pelo rancor se consomem em desejos maléficos e um inútil sentimento de que controla a situação, embriaga-se em suas arrogâncias e se perde no largo caminho da solidão e do ódio. São escravos de suas vontades, são mendigos esfomeados carecendo de um olhar piedoso dos que fingem lhe apoiar sem sua insensata razão.

Ame-se, perdoe-se, transponha-se e transforme seu universo em um lugar habitável, em um lugar onde quem dividir este espaço se torne feliz e que pratique a felicidade, se desarme de conceitos arcaicos e sentimento mesquinhos. Viver é o simples ato de viver em comunhão, viver é se torna vivo aos que querem compartilhar seus momentos. Perdoe e peça perdão, seja um praticante e multipicador do perdão!