29/05/2019 13:48

As TIC´s e as Organizações: Um breve relato

 

O mundo contemporâneo e marcado pela velocidade na qual as mudanças acontecem. Assim, a sociedade da informação e do conhecimento utiliza-se das tecnologias de armazenamento e transmissão de dados e informações a todo instante. A generalização da informação vem acompanhada por inovações organizacionais, comerciais, sociais e jurídicas que estão alterando o mundo social e o do trabalho. Ou seja, vivemos numa nova era diante das tecnologias da informação digital que nos circundam.

Nesse cenário globalizado, podemos citar, por exemplo, a velocidade, a aceleração, a instantaneidade, a desarticulação, a formação permanente e a midiatização de todos os processos envolvendo indivíduos e organizações.

Diante destas perspectivas, podemos afirmar como condição de vida na atualidade que a tecnologia é uma extensão do ser humano. Tal afirmação tem gerado inúmeras discussões, principalmente quando nos referimos aos novos recursos tecnológicos da informação e da comunicação no cotidiano empresarial. Há três grandes visões sobre o tema: os que podem ser considerados defensores ativos da virtualidade; os que negam e até repudiam qualquer tipo de tecnologia; e os que defendem o uso racional da tecnologia em benefício das organizações e da sociedade como um todo.

Logo, defendemos como princípio o uso das tecnologias como positivas, e sua incorporação, reconhecimento e aproveitamento por meio das vivências pró-desenvolvimentistas desses recursos na vida social e empresarial. Assim, propomos uma reflexão sobre os desafios e as possibilidades das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no contexto corporativo.