Dois caminhões foram apreendidos e um auto de infração foi lavrado após agentes da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) flagrarem os veículos fazendo descarte de entulho às margens do Rio Cocó, na capital cearense. A GMF acionou a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) para que fossem realizadas as devidas verificações, na Rua Geórgia Bezerra Sabóia, no bairro Mata Galinha, nesta segunda-feira (21).
Na ocasião, os guardas da Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM) faziam patrulhamento de rotina nas proximidades do Parque Zoobotânico Sargento Prata, quando visualizaram o ato ilícito. O Rio Cocó é uma área considerada de proteção ambiental.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Após abordagem dos agentes de segurança, os motoristas dos caminhões informaram para os agentes que o material descartado vinha de uma obra localizada nas proximidades. Durante a inspeção, os fiscais da Agefis confirmaram o descarte irregular, além de constatarem que os veículos estavam circulando sem a devida cobertura obrigatória. Diante das infrações, os caminhões flagrados na ação foram apreendidos e um auto de infração foi lavrado contra os responsáveis pela obra, em Fortaleza.
Caminhões são apreendidos após flagra de despejo de entulho às margens do Rio Cocó, em Fortaleza
A Prefeitura de Fortaleza reforça que o descarte irregular de resíduos sólidos em vias públicas, áreas verdes ou áreas de proteção ambiental é crime, passível de multa e outras penalidades previstas na legislação ambiental.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Denúncias
A colaboração da população é fundamental para manter a cidade limpa e protegida. Para denunciar descarte irregular de lixo, a população pode utilizar a Central 156, o aplicativo Fiscaliza Fortaleza ou o site denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br. O aplicativo e o site exigem cadastro prévio.
Leia também | Crianças são atacadas e têm celular roubado por bandido em Fortaleza; veja o vídeo
Fonte: gcmais.com.br