Fortaleza

Carteiras de estudante de 2023 terão validade prorrogada em Fortaleza

carteiras-de-estudante-de-2023-terao-validade-prorrogada-em-fortaleza
Carteiras de estudante de 2023 terão validade prorrogada em Fortaleza

As carteiras de estudante 2023 de Fortaleza terão prazo de validade prorrogado, conforme determinou nesta quinta-feira (2) o prefeito José Sarto. Porém, a nova data ainda não foi divulgada.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A carteira de estudante oferece duas passagens gratuitas no transporte público por dia, para estudantes das redes públicas e privadas. Desde o início de abril, as entidades estudantis estão realizando a entrega das carteiras nas instituições de ensino.

Segundo o balanço divulgado pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), em 2024, foram enviadas 191.307 carteiras de estudante para confecção e 175.710 documentos foram repassados pelo órgão às entidades estudantis, responsáveis pela entrega dos documentos aos estudantes.

Se o aluno não recebeu a carteira 2024 ainda, é importante informar a situação do pedido para que a confecção do documento seja efetivada e ele possa usufruir dos benefícios. Para verificar como está o processo de produção da carteirinha, o estudante deve acessar o site da etufor.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A Etufor alerta que, para que a carteira chegue às mãos do aluno, é necessário concluir todo o processo. Portanto, é preciso se atentar para que todos os documentos exigidos sejam devidamente enviados e aceitos pela empresa.

Como solicitar o documento?

O requerimento da carteira pode ser realizada online ou presencialmente. Para realizar a requisição, é necessário seguir os seguintes passos: solicitação; envio ou entrega da documentação (CPF, RG e comprovante de residência); cadastro ou atualização da biometria facial e solicitação de confirmação da matrícula pela instituição de ensino. Após esse processo, o documento segue para a confecção. O estudante pode companhar o andamento do processo pelo site da Etufor.

Todos os estudantes também devem realizar novamente a biometria, que pode ser feita on-line ou presencialmente. A necessidade de atualizar a foto impressa na carteira é para evitar fraudes e bloqueios, já que o estudante pode passar por alguma mudança nas características faciais. A biometria é a forma de identificação nos validadores dos ônibus para evitar fraudes.

Alunos novatos

Os alunos novatos da rede pública e privada devem solicitar o documento, enviando a documentação devida de forma online ou presencial para receber a carteira nova.

Alunos veteranos

A carteira dos alunos veteranos das escolas públicas municipais e estaduais será requisitada pela direção das instituições, que se responsabilizará pela solicitação da gratuidade.

Já os estudantes da rede particular devem solicitar e pagar a taxa de confecção. O boleto pode ser impresso pela internet e pago em qualquer instituição financeira e aplicativos.

Aqueles que forem bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou que estudem nas universidades públicas, veteranos ou novatos, devem solicitar a gratuidade para obter a carteira de estudante de 2024, por meio da plataforma Identidade Estudantil ou presencialmente. Os estudantes contemplados com bolsas do Prouni devem apresentar a declaração com essa informação.

Carteiras de estudante de 2023 terão validade prorrogada

Por meio da carteira, os estudantes têm acesso a benefícios como à tarifa estudantil no valor de R$ 1,50 e o Passe Livre. O benefício é válido para todos os alunos residentes em Fortaleza, independente do seu endereço, e consiste no direito a duas passagens diárias, não cumulativas, válidas em dias úteis e letivos, de acordo com o calendário estipulado pelas instituições de ensino.

Serviço

Solicitação de Identidade Estudantil 2024

Leia também | Confira os modelos de celular que não são mais compatíveis com o WhatsApp

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br