Início » Blog » Ceará é o estado com maior número de cidades que têm planos para Primeira Infância
Ceará

Ceará é o estado com maior número de cidades que têm planos para Primeira Infância

ceara-e-o-estado-com-maior-numero-de-cidades-que-tem-planos-para-primeira-infancia
Ceará é o estado com maior número de cidades que têm planos para Primeira Infância

O Ceará é o estado brasileiro com o maior número de cidades que possuem um Plano Municipal para a Primeira Infância, uma iniciativa que abrange todos os 184 municípios cearenses. Em 179 dessas cidades, foram criados comitês intersetoriais compostos por profissionais das áreas de assistência social, educação, saúde e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, entre outros setores. Esses comitês trabalham para garantir a implementação de políticas voltadas ao desenvolvimento das crianças de zero a seis anos de idade, promovendo o acesso à saúde, educação infantil, incentivo ao aleitamento materno e à prática do brincar.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A secretária Onélia Santana, representante do programa Mais Infância Ceará, destacou a importância da parceria com o Instituto da Infância (Ifan), que apoia os municípios na criação e execução dos planos para a primeira infância. “O Mais Infância Ceará já é referência nacional, com ações como a transferência mensal de renda, que inspirou o Governo Federal a fazer um recorte para a primeira infância no Bolsa Família. Agora, vemos que o incentivo aos planos municipais nos coloca em destaque”, afirmou.

>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Ceará é o estado com maior número de cidades que têm planos para Primeira Infância

O Ceará também se destaca em segurança alimentar. Dos 184 municípios cearenses, 110 (cerca de 59,8%) possuem uma lei de segurança alimentar e nutricional. Esse compromisso é reforçado pelo programa Mais Nutrição, uma das vertentes do Mais Infância Ceará, que já distribuiu mais de 3,8 milhões de quilos de alimentos para 134 entidades, beneficiando aproximadamente 39 mil pessoas com frutas e legumes que seriam desperdiçados.

Para fortalecer o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade com crianças de zero a seis anos, o programa Mais Infância Ceará conta com agentes sociais em todos os municípios. Desde 2021, esses agentes realizaram mais de 144 mil visitas domiciliares para acompanhar e garantir que as famílias tenham acesso às políticas públicas municipais e estaduais.

Essas ações tornam o Ceará um exemplo nacional na promoção de políticas para a primeira infância e segurança alimentar, reafirmando o compromisso do estado com o desenvolvimento infantil e o combate à fome e à insegurança alimentar.

Leia também | Jericoacoara (CE): moradores não reconhecem acordo que dá posse de 80% das terras da vila à empresária

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

 

Fonte: gcmais.com.br