O Ceará é destaque negativo em educação no trânsito, conforme dados analisados pelo levantamento Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). É, por outro lado, destaque positivo em fiscalização, figurando em terceiro lugar, atrás apenas de Tocantins e Distrito Federal.
O pilar Educação, onde o Ceará teve o pior resultado do estudo, analisa dados que refletem o comportamento dos condutores quanto à efetividade das ações de fiscalização e conscientização. Inclui dados como a taxa de infração por consumo de bebida alcoólica, taxa de infração por excesso de velocidade (a infração mais comum em todo o país), taxa de infração por não uso de cadeirinha infantil, e taxa de infração por uso de celular ao volante.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Já o pilar Normatização e Fiscalização, onde o Ceará teve destaque positivo, o documento analisa a eficiência estadual em segurança no trânsito, a partir de fiscalização eletrônica e aplicação da lei.
Na classificação geral, o Ceará aparece em 7º lugar, entre as 27 unidades federativas, atrás de Distrito Federal (que figura em primeiro lugar geral), Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás e São Paulo. Na classificação de 0 a 5 pontos, o Ceará registra resultado de 3,3, empatado com os estados de Rondônia e Mato Grosso do Sul.
Brasil
O estudo IRIS (Indicadores Rodoviários Integrados de Segurança), que avaliou os 26 estados e o Distrito Federal, considerou fatores como qualidade das vias, fiscalização, educação no trânsito e atendimento às vítimas para montar o índice de segurança.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
O Distrito Federal alcançou a pontuação máxima de quatro pontos em cinco possíveis, destacando-se significativamente em relação a outras regiões. Na sequência, aparecem no ranking o Rio Grande do Sul (3,86 pontos) e, empatados em terceiro lugar, Goiás, Paraná e Rio de Janeiro, cada um com 3,71 pontos.
Por outro lado, o Amazonas foi apontado como o estado menos seguro para dirigir no Brasil, com apenas 1,86 ponto. Além do Amazonas, os estados do Norte, como Pará, Amapá, Maranhão e Roraima também ficaram entre os que apresentam piores índices.
O levantamento do ONSV explica que, embora alguns estados possam apresentar poucos casos de infrações, isso não significa necessariamente que são modelos de segurança viária, pois a falta de fiscalização pode mascarar a realidade.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) é realizado por meio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com análise dos pesquisadores Jorge Tiago Bastos, Pedro Augusto Borges dos Santos, Paloma Hellen Pereira Eleuterio e Dara de César Borszcz, com análise com base nos pilares do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões do Trânsito (Pnatrans).
Confira abaixo o ranking das unidades federativas brasileiras, na ordem da maior pontuação geral para a menor:
- Distrito Federal
- Rio Grande do Sul
- Goiás
- Paraná
- Rio de Janeiro
- São Paulo
- Ceará
- Mato Grosso do Sul
- Rondônia
- Espírito Santo
- Mato Grosso
- Pernambuco
- Paraíba
- Rio Grande do Norte
- Santa Catarina
- Sergipe
- Tocantins
- Minas Gerais
- Bahia
- Acre
- Alagoas
- Piauí
- Amapá
- Maranhão
- Roraima
- Pará
- Amazonas
Leia também | Terminal José de Alencar terá nome alterado após aprovação na Câmara de Fortaleza; saiba qual será
Fonte: gcmais.com.br











