De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ceará registrou o segundo melhor desempenho do país no turismo em junho, com relação ao mesmo período de 2023. O crescimento do volume da atividade turística foi de 14,4%, ficando atrás apenas da Bahia (19,2%).
>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Na comparação com maio, mês imediatamente anterior, o resultado também foi positivo, de 5%, se destacando como o quarto melhor do país. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados nesta terça-feira (13), pelo IBGE.
“O Ceará celebra mais um importante resultado, fruto de um trabalho focado em promover desenvolvimento econômico por meio da atividade do turismo. Esse crescimento reflete os investimentos que o Governo do Ceará tem feito em promoção, capacitações e atração de novos voos, por exemplo, facilitando a chegada de visitantes, gerando emprego e renda para os cearenses”, avalia o secretário-executivo do Turismo do Ceará, Jonas Dezidoro.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Quanto ao indicador de receita nominal de atividades turísticas, o mês de junho apresentou um acréscimo de 2,1% em relação a maio. Na mesma linha, o resultado ante junho de 2023 registrou uma alta de 15,3%.
TURISMO INTERNACIONAL
O Ceará foi o estado das regiões Norte e Nordeste que mais atraiu turistas internacionais durante o mês de maio, conforme dados da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) sobre turismo. O Aeroporto Internacional de Fortaleza movimentou 32.409 passageiros, superando os aeroportos de Salvador (24.958) e Recife (21.215).
De janeiro a maio, o fluxo de passageiros internacionais no Ceará cresceu 60,34% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em 2023, o número de passageiros foi de 99.270, enquanto neste ano já chegou a 159.167.
Leia também: Fundação Patriolino Ribeiro oferece capacitação voltada ao turismo de Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br