Rafael Ferreira de Castro, chefe de facção criminosa também conhecido como “Boquinha”, foi condenado a mais de 42 anos de prisão após uma mulher ser morta a mando dele em um ônibus do transporte público de Fortaleza. O crime aconteceu em 2 de maio de 2025, no bairro Monte Castelo.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A decisão veio por meio do Tribunal do Júri, proferida nesta quarta-feira (11), após denúncia apresentada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE). De acordo com a denúncia, a vítima foi assassinada por dois adolescentes com vários tiros a mando de Rafael, enquanto subia em um ônibus na Av. Sargento Hermínio. O Júri reconheceu a autoria e as qualificadoras do homicídio, além dos crimes de corrupção de menores (praticado duas vezes) e de integrar organização criminosa.
Segundo as investigações, o homem chefiava uma facção criminosa atuante no bairro do Monte Castelo. Já a vítima apresentava transtornos mentais e fazia uso de drogas, o que gerava conflitos frequentes na área. Insatisfeito com a situação, o chefe da facção passou a ameaçá-la de morte. A mulher, inclusive, chegou a registrar um boletim de ocorrência (BO) relatando as intimidações.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Conforme sustentado pelo Ministério Público em plenário, o homicídio ocorreu por imposição da facção criminosa. A pena definitiva foi fixada em 42 anos, 5 meses e 10 dias de reclusão, em regime inicialmente fechado, além do pagamento de 257 dias-multa.
Relembre o caso da execução dentro do ônibus
A mulher, de 37 anos de idade, foi morta a tiros em um ônibus da linha 220 (Antônio Bezerra/Sargento Hermínio/Centro), no dia 2 de maio de 2025. O crime ocorreu enquanto o coletivo trafegava pela Avenida Sargento Hermínio, nas proximidades das ruas Aristides Barreto Neto e Odete Pacheco.
De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), o ataque foi cometido por dois homens que estavam em uma bicicleta. Eles se aproximaram do ônibus e efetuaram diversos disparos de arma de fogo ao lado do veículo, durante uma parada. Uma das balas atingiu uma passageira que estava sentada na parte dianteira do coletivo, que morreu ainda no local.
O ônibus permaneceu parado na avenida aguardando a chegada da equipe da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), que foi acionada para realizar os procedimentos necessários.
De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a vítima possuía antecedentes por lesão corporal, roubo a pessoa e furtos. Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) foram acionadas para o local para realizar diligências.
Confira o vídeo do momento em que a mulher é morta dentro de ônibus em Fortaleza
Mulher morta em ônibus em Fortaleza: suspeitos foram presos após o crime
Após o ocorrido, três pessoas, sendo dois adolescentes e um adulto, foram capturadas suspeitas de participação na morte. As diligências da polícia foram iniciadas logo após o homicídio e culminaram na localização dos suspeitos no distrito do Pecém, em São Gonçalo do Amarante.
Os dois adolescentes, de 15 e 17 anos, foram apreendidos e são apontados como executores. Já o homem de 32 anos, com passagens por tráfico de drogas e roubo, seria o chefe de facção condenado nesta quarta.
A polícia ainda apreendeu bicicletas e roupas utilizadas durante a ação criminosa. Os suspeitos foram levados à Delegacia de Caucaia. O adulto foi autuado em flagrante pelos mesmos crimes, além de corrupção de menor.
Leia também | Criminoso amarra irmã e cunhado, rouba celulares e tenta estuprar sobrinhas no Ceará
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br











