Início » Blog » Com início da primavera, Ceará tem ipês florescendo, mais calor e menos chuvas
Ceará

Com início da primavera, Ceará tem ipês florescendo, mais calor e menos chuvas

com-inicio-da-primavera,-ceara-tem-ipes-florescendo,-mais-calor-e-menos-chuvas
Com início da primavera, Ceará tem ipês florescendo, mais calor e menos chuvas

A primavera começou oficialmente, no Hemisfério Sul, nesta segunda-feira (22), trazendo consigo bastante calor e pouca chuva, no caso do estado do Ceará. As mudanças, no entanto, são sutis e o período não traz alterações significativas no clima.

Em Fortaleza, a chegada da estação é anunciada pela beleza dos ipês floridos. Meiry Sakamoto, gerente de meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Funceme), explica que os ipês amarelos e roxos começam a florir já em agosto, chamando mais a atenção agora, com a primavera.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

“Aqui no Ceará, a gente percebe isso em menor quantidade do que no Sul e no Sudeste, mas nossa característica principal é que a primavera acaba coincidindo com o B-R-O-Bró, setembro, outubro e novembro, o que significa um sol para cada um. E daí temperaturas máximas, as da tarde, mais altas do que no período das chuvas. E aí junto: vento, poeira também, que a secura é muito maior, pólen das plantas, e aí pode ter crises de alergia bem recorrentes nessa época do ano”, Meiry Sakamoto, gerente de meteorologia da Funceme

A primavera no Ceará também traz mudanças sutis no ritmo do dia e da noite. Sakamoto destaca que, se não chove, há poucas nuvens, e com isso todo o calor que se acumula ao longo do dia se perde muito rápido para a atmosfera, durante a noite. “Aí é mais fácil você ter madrugadas e manhãs mais frias”, explica.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Período

A primavera no hemisfério sul começa oficialmente com o equinócio de setembro, quando o dia e a noite têm durações aproximadas, e vai até o início do verão, que começa no final de dezembro. Portanto, a estação dura aproximadamente de 23 de setembro a 21 de dezembro, variando ligeiramente a cada ano.

Primavera no Hemisfério Sul

As principais características da primavera em regiões mais quentes do Hemisfério Sul incluem o aumento gradual da temperatura, dias mais longos e ensolarados, e variações rápidas de temperatura. Nessas regiões tropicais e subtropicais, a primavera também apresenta um florescimento intenso das plantas e renovação da vegetação, com folhas verdes e novas flores surgindo. Além disso, há aumento da atividade de polinizadores como abelhas e borboletas, importantíssimos no ciclo reprodutivo das plantas.

Na primavera dessas regiões, o clima pode ser quente para a estação, com dias ensolarados seguidos por quedas bruscas de temperatura em algumas localidades. Essas características são distintas das regiões temperadas, onde a primavera é marcada por temperaturas amenas e transição clara do inverno para o verão.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O que fazer para prevenir crises alérgicas na primavera?

Para prevenir crises alérgicas na primavera, é importante adotar algumas medidas que reduzem a exposição aos principais agentes causadores, como pólen, ácaros e poeira. Entre as ações recomendadas estão manter os ambientes limpos, ventilados e arejados, abrir janelas para permitir a entrada de sol e usar sabão neutro para lavar roupas, lençóis e roupas de cama. Evitar o contato das mãos com os olhos e manter a higiene das mãos também ajuda a diminuir as irritações.

Outras dicas importantes incluem evitar locais com muito vento, árvores e flores, usar óculos de sol para proteger os olhos do pólen, secar bem as roupas ao sol para eliminar ácaros e evitar o uso de cortinas, tapetes e carpetes dentro de casa, que acumulam poeira. Pessoas alérgicas também devem preferir travesseiros de espuma ao invés de pena, pois estes últimos podem agravar alergias. Lavar o nariz com soro fisiológico pode ajudar a remover impurezas das vias respiratórias.

Leia também | Terminal José de Alencar terá nome alterado após aprovação na Câmara de Fortaleza; saiba qual será

Fonte: gcmais.com.br