Início » Blog » Comerciantes da Beira Mar, em Fortaleza, iniciam divisão por turnos nesta segunda (13); entenda
Fortaleza

Comerciantes da Beira Mar, em Fortaleza, iniciam divisão por turnos nesta segunda (13); entenda

comerciantes-da-beira-mar,-em-fortaleza,-iniciam-divisao-por-turnos-nesta-segunda-(13);-entenda
Comerciantes da Beira Mar, em Fortaleza, iniciam divisão por turnos nesta segunda (13); entenda

Os comerciantes que trabalham na orla da Avenida Beira Mar, em Fortaleza, passam a atuar em uma nova divisão por turnos, em vigor a partir desta segunda-feira (13). A mudança integra uma série de medidas adotadas pela Prefeitura de Fortaleza com o objetivo de organizar o uso do espaço público e a circulação na região.

As mudanças valem para o comércio do Trecho 1 da Beira-Mar de Fortaleza, entre as ruas João Cordeiro e Ildefonso Albano, que passará a funcionar nos seguintes turnos: das 5h às 16h30 e das 17h às 0h.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A definição, segundo a Prefeitura, foi feita com base em estudos que consideram a capacidade de ocupação, o fluxo de pedestres, a necessidade de reduzir a superlotação em determinados horários e a requalificação de áreas com menor ocupação.

“As mudanças foram pensadas de forma a conciliar o reordenamento da orla com a continuidade das atividades econômicas. Nosso objetivo é garantir que ninguém fique sem apoio ou sem oportunidade. O reordenamento é uma necessidade para organizar o espaço, mas está sendo feito com acolhimento e cuidado com cada trabalhador”, explica o secretário da Regional 2, Márcio Martins.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

As medidas são acompanhadas por técnicos da SER 2, da Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais (Cegor), da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS).

Segundo Márcio Martins, o levantamento feito antes da determinação das mudanças permitiu identificar a situação de cada comerciante e propor alternativas para garantir o sustento dos trabalhadores. “Nós estamos dando alternativas para que essas pessoas não fiquem sem o seu sustento. Uma delas é a mudança de horário, se adequando a outros turnos na Beira Mar. O turno da tarde e noite está devidamente estrangulado. Quem frequenta a Beira Mar de Fortaleza verifica na prática esse estrangulamento. Muita gente, inclusive, deixando de frequentar a Avenida Beira Mar”, disse ele, ao falar com a equipe de reportagem da TV Cidade Fortaleza.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

“Nós recebemos essas pessoas [os permissionários] individualmente na Regional, foram recebidos por uma comissão formada por um psicólogo, por um assistente social, por técnicos na área do empreendedorismo, para que nessa mudança, nessa transição, esses permissionários possam ter o devido apoio, as devidas orientações, as devidas consultorias, para que nesse novo modelo de negócio, nesse novo turno, ele não possa ficar desamparado. Inclusive tem um novo ponto de apoio da Regional por lá, justamente para garantir essa ajuda a esses permissionários. Esse ponto sempre existiu, infelizmente não estava sendo usado nas gestões anteriores, como deveria, mas a gestão do prefeito [Evandro] Leitão, como uma forma de reafirmar o seu compromisso com a gestão da Beira Mar, reativou esse espaço para ser um ponto de apoio para aqueles profissionais que vão estar lá, no dia a dia, contribuindo, acompanhando e fiscalizando para o melhor andamento desse espaço tão rico para a nossa cidade”, disse Márcio Martins.

Apesar disso, comerciantes que atuam na região se dizem insatisfeitos com as medidas. Alguns dos trabalhadores comentam que os horários tornam “impossível” continuar as atividades – referindo-se a quem passará a ter que atuar entre as 5h e as 16h30.

Leia também | Caminhão do Cidadão leva serviços de documentação a sete municípios do Ceará nesta semana

Fonte: gcmais.com.br