O Núncio Apóstolico do Brasil, Dom Giambattista Diquattro, conduziu na manhã deste sábado (6) a cerimônia de imposição do Pálio Arquiepiscopal. A cerimônia realizada na Catedral Metropolitana de Fortaleza reuniu clérigos, representantes de pastorais e congregações pastorais da Igreja Católica e autoridades locais de diversos segmentos.
Das mãos do Núncio, o arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, recebeu o pálio, uma vestimenta litúrgica que simboliza a missão pastoral.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Pálio Arquiepiscopal
O pálio, derivado do latim pallium, que significa “manto de lã”, é uma vestimenta litúrgica usada na Igreja Católica. Ele consiste em uma faixa de pano de lã branca que é colocada sobre os ombros dos arcebispos. Este pano representa a ovelha que o pastor carrega nos ombros, assim como Cristo fez com a ovelha perdida.
O pálio é o símbolo da missão pastoral do bispo. Além disso, é destinado aos arcebispos metropolitanos, simbolizando a jurisdição em comunhão com a Santa Sé.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Em sua forma atual, o pálio é uma faixa estreita de tecido com cerca de cinco centímetros de largura, tecida em lã branca. Ele é curvado no meio para repousar sobre os ombros, acima da casula, e possui duas abas pretas penduradas na frente e atrás. Visto tanto na frente quanto atrás, a vestimenta lembra a letra “Y”.
Leia também | Núncio Apostólico Dom Giambattista Diquattro chega a Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br