Vídeos obtidos com exclusividade pelo GCMAIS mostram o momento em que dois homens a mando de uma facção se aproximam de ambulantes e outros comerciantes na Praia de Iracema, em Fortaleza, para ordenar que encerrem as atividades. Um dos suspeitos estava em uma bicicleta e outro em um patinete. As imagens foram registradas na noite de sexta-feira (23). No sábado (24), Francisco Henrique da Costa Leite, de 32 anos, foi preso pela Polícia Militar.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Em depoimento à Polícia Civil, Francisco Henrique alegou que estava trabalhando em um box na Praia de Iracema quando um desconhecido lhe mostrou uma foto em seu celular, informando que havia uma ordem para que todos os comércios do bairro fossem fechados. Diante disso, ele pegou um patinete e foi avisar outros proprietários de boxes sobre a determinação de que os comércios deveriam permanecer fechados até domingo (25).
Francisco Henrique negou fazer parte de uma façção criminosa, mas admitiu que, ao ser abordado pelos PMs no sábado, “ficou nervoso”, embora não tivesse intenção de desacatar os agentes.
Os policiais relataram que Francisco Henrique teria ameaçado a composição policial, dizendo que eles “iriam ver o que ia acontecer”. Ele foi autuado pelos crimes de constrangimento ilegal, desacato e associação criminosa.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Segundo o Auto de Prisão em Flagrante (APF), as ordens para o fechamento dos comércios foram dadas após a morte de um homem supostamente ligado a uma facção criminosa durante um confronto com policiais militares.
Em 9 de junho deste ano, Samuel Douglas da Silva, de 26 anos, foi baleado por PMs na avenida Pessoa Anta, também na Praia de Iracema. De acordo com o depoimento dos policiais, eles estavam em patrulha de rotina quando viram Samuel descendo rapidamente de um carro. Ao perceber a presença policial, tanto o motorista quanto Samuel fugiram. Durante a perseguição, os policiais afirmaram que Samuel apontou uma arma de fogo na direção deles, o que levou os policiais a reagirem e dispararem contra ele, atingindo-o.
Vídeo: homens a mando de facção ordenam que comerciantes encerrem suas atividades na Praia de Iracema
No vídeo que o GCMAIS teve acesso é possível ver o momento em que dois homens vão abordando os ambulantes que ficam no calçadão da Praia de Iracema, em Fortaleza.
Além dos ambulantes, as ameaças dos faccionados levaram outros estabelecimentos a fechar as portas na sexta e no sábado. No dia 24, pelo menos três estabelecimentos na Praia de Iracema interromperam suas atividades devido às intimidações.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Leia também| Facções criminosas cobram pedágio para campanha eleitoral e intimidam candidatos no Ceará
Fonte: gcmais.com.br