Início » Blog » Estudantes do Ceará participam de campeonato global de robótica em Santa Catarina
Ceará

Estudantes do Ceará participam de campeonato global de robótica em Santa Catarina

estudantes-do-ceara-participam-de-campeonato-global-de-robotica-em-santa-catarina
Estudantes do Ceará participam de campeonato global de robótica em Santa Catarina

Estudantes do Ceará estão a caminho de Blumenau, em Santa Catarina, para participar da etapa nacional do World Robot Olympiad (WRO), um campeonato global de robótica que ocorrerá nos dias 14 e 15 de setembro.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O evento reunirá jovens de 8 a 19 anos de todo o Brasil, e os vencedores terão a oportunidade de representar o país na etapa global, programada para acontecer na Turquia entre 28 e 30 de novembro deste ano.

O tema deste ano é “Aliados da Terra”. Na modalidade Elementary, destinada a estudantes de 8 a 12 anos, as equipes devem construir um robô que ajude a verificar e coletar vegetais, além de regar jardins, utilizando peças de Lego.

Na categoria Júnior, para jovens de 11 a 15 anos, o desafio é desenvolver um robô que transforme uma cidade em um lugar mais verde, auxiliando na criação de jardins. Já na modalidade Sênior, voltada para participantes de 14 a 19 anos, o robô deve ser capaz de ajudar na restauração de uma cidade após um desastre natural.

Duas equipes do Ceará, oriundas das cidades de Fortaleza e Aquiraz, também participarão do Robotics Experience, um evento paralelo ao WRO que reúne escolas vencedoras de etapas regionais que adotam a metodologia de ensino da instituição.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O campeonato é organizado pela Robomind, uma empresa especializada em projetos de educação tecnológica e robótica, que atua em mais de 500 escolas, abrangendo desde a educação infantil até o ensino médio. A Robomind desenvolve projetos baseados em uma metodologia exclusiva e mantém parcerias globais com empresas como Lego e Roborobo.

Na última edição do WRO, realizada em novembro de 2023 no Panamá, o evento contou com a participação de mais de 60 mil estudantes de mais de 90 países, distribuídos em mais de 20 mil equipes, incluindo duas representando o Brasil.

Leia também | Cidades ficarão sem água na torneira nesta terça-feira (10); veja os bairros e se Fortaleza está incluída

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br