Início » Blog » Faltando mais de um mês para a Black Friday, Procon orienta consumidores a pesquisarem preços e evitarem golpes
Fortaleza

Faltando mais de um mês para a Black Friday, Procon orienta consumidores a pesquisarem preços e evitarem golpes

faltando-mais-de-um-mes-para-a-black-friday,-procon-orienta-consumidores-a-pesquisarem-precos-e-evitarem-golpes
Faltando mais de um mês para a Black Friday, Procon orienta consumidores a pesquisarem preços e evitarem golpes

A Black Friday 2025 está marcada para o dia 28 de novembro, mas o momento de começar a se preparar é agora. Com a expectativa de milhares de promoções, especialmente nos setores de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, o Procon Fortaleza reforça a importância da pesquisa antecipada e da atenção redobrada para evitar armadilhas comuns nessa época do ano.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

“Os consumidores que estão pretendendo comprar produtos na Black Friday, principalmente eletroeletrônicos e eletrodomésticos, que são itens mais caros, é importante que eles já comecem a pesquisar o preço daquele determinado item”, orienta Eneylândia Rabelo, presidente do Procon Fortaleza.

O órgão já iniciou o monitoramento de cerca de 70 produtos, tanto em lojas físicas quanto virtuais, para verificar se os descontos divulgados serão reais ou se trata-se de publicidade enganosa As compras online merecem cuidados especiais.

“É importante que [o consumidor] observe se aquele site é confiável, se tem alguma referência, pesquise quanto tempo aquele site já está lançado para o consumidor, observe os telefones de contato, os canais de comunicação, e o cadeado fechado na barra superior”, alerta Eneylândia.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Ela ainda recomenda o uso de cartão de crédito virtual para evitar que dados sejam reutilizados em caso de fraude. “Se o consumidor cair em um possível golpe, é mais fácil ele ressarcir o valor quando a compra é realizada no cartão de crédito”, explica.

Outros pontos de atenção incluem o valor do frete, os juros no parcelamento e o prazo de entrega — que pode ser comprometido devido ao alto volume de vendas no período. Além disso, Eneylândia lembra que o consumidor tem direito ao arrependimento em compras online. “Ele tem até sete dias, a partir do recebimento, para trocar ou até mesmo desistir da compra. Esse direito é garantido por lei”, reforça.

Leia também | Homem de 44 anos morre ao fazer exercício em academia de Fortaleza

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br