Fortaleza ultrapassou a meta de imunização contra a Meningite C, alcançando o percentual de 96,53% do público-alvo vacinado, enquanto a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) é de 95%. A meta também havia sido ultrapassada em 2020, quando a Prefeitura vacinou todo o público-alvo. Já entre 2021 e 2023, a média da cobertura ficou em 76%.
De acordo com Galeno Taumaturgo, secretário da Saúde da capital cearense, os resultados alcançados estão relacionados ao cenário pandêmico e à atual recuperação dos índices de cobertura. “Fortaleza alcançou todo o público em 2020, nos anos seguintes tivemos uma crise sanitária que afetou as coberturas. Agora, em 2024, já percebemos os resultados das ações visando estimular a vacinação e o retorno da população às unidades em busca de imunizantes”, enfatiza o gestor.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A capital também registrou, este ano, um aumento na cobertura das principais vacinas do calendário. Entre os destaques de crescimento observados dentro do período de janeiro a julho, estão:
- Vacinas pentavalente – 87,02% do público-alvo;
- Poliomielite – 86,73% do público-alvo;
- Pneumocócica 10 – 86,13% do público-alvo;
- Rotavírus – 84,35% do público-alvo.
“As ações não param de ser planejadas e executadas. Estamos muito felizes com as coberturas das vacinas atingidas até o momento. Apesar das metas das demais vacinas do Calendário Básico das crianças ainda não terem sido alcançadas, os números já demonstram um cenário mais favorável”, destaca a coordenadora de Imunização de Fortaleza, Vanessa Soldatelli.
Vacina contra Meningite C
A vacina da Meningite C protege contra o meningococo do sorogrupo C. A imunização é indicada em duas doses, aos 3 e 5 meses de idade, e um reforço aos 12 meses. Temporariamente, o Ministério da Saúde (MS) está disponibilizando a vacina ACWY para essa faixa etária.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Ações para ampliar a cobertura
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem implementado ações com o objetivo de ampliar os índices de cobertura vacinal, incluindo a vacinação nas escolas e creches e a abertura de salas de vacinação nos finais de semanas e feriados. A pasta destaca ainda a realização de busca ativa e a vacinação descentralizada, fora do posto de saúde, em locais como shoppings, eventos e mutirões de saúde.
Também são realizadas ações de educação e conscientização para que a população confie na eficácia da imunização infantil. “Quanto mais pessoas vacinadas, menor a possibilidade de disseminação de doenças. Também temos que levar em consideração que as crianças são um dos públicos mais vulneráveis e precisamos evitar principalmente a hospitalização. Então, elas precisam ser vacinadas, assim como as pessoas de seu convívio”, reforça Vanessa.
Vacinação em Fortaleza
Ao todo, 19 vacinas são ofertadas nos 132 postos de saúde da Capital, de acordo com o calendário vacinal de cada faixa etária. Confira abaixo as vacinas destinadas às crianças e qual a prevenção que cada uma oferece:
- BCG: previne tuberculose e meningite
- Hepatite B: previne hepatite B;
- Pentavalente: previne difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções por Haemophilus influenzae tipo b e hepatite B;
- VIP (Vacina Inativada contra a Poliomielite): previne poliomielite ou paralisia infantil;
- VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano): previne diarreia por rotavírus;
- Pneumocócica: previne pneumonia causada pelo pneumococo;
- Meningocócica C: previne doenças provocadas pela bactéria Neisseria Meningitidis do sorogrupo C, como meningite e a sepse;
- DTP (Tríplice Bacteriana): previne Difteria, Tétano e Coqueluche;
- Hepatite A: evita hepatite A;
- SCR (tríplice viral): previne sarampo, caxumba e rubéola.
- VOP (Vacina Oral contra a Poliomielite): previne poliomielite ou paralisia infantil;
- Varicela: previne varicela;
- Febre Amarela: protege contra a doença grave transmitida pela picada do mosquito infectado;
- HPV: previne cânceres do colo do útero, verrugas genitais, câncer de ânus, vagina, pênis e orofaringe;
- Covid-19: previne contra a doença, e a 44 subvariantes ômicron XBB 1.
Leia também | Aneel aciona bandeira vermelha patamar 1 e aumento na conta de luz será menor
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br