No Ceará, homens em cargos de liderança recebem salários que chegam a 230% superiores aos de suas colegas mulheres. No setor de extração de petróleo, por exemplo, enquanto os chefes homens podem ganhar até R$ 23 mil, as líderes femininas recebem apenas R$ 6,9 mil.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Os dados foram obtidos através da plataforma de inteligência da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2022, o último ano disponível. A pesquisa abrangeu ocupantes de cargos de alta gestão, incluindo diretores, gerentes e dirigentes públicos. Os números evidenciam que, apesar dos avanços, as mulheres ainda enfrentam barreiras significativas para alcançar e consolidar posições de liderança.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Homens recebem salários superiores aos das mulheres no Ceará
Diante desse cenário, a adoção da agenda ESG (ambiental, social e de governança) nas empresas se torna fundamental para promover mudanças no mercado de trabalho, que ainda é marcado pela desigualdade de gênero, complementando as políticas públicas existentes.
Embora a igualdade salarial entre homens e mulheres seja garantida por lei desde a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), sancionada em 1943, a prática mostra uma realidade diferente, em grande parte devido à falta de fiscalização. Para abordar essa questão, foi sancionada em 2023 a legislação nº 14.611/2023, que estabelece sanções mais severas para quem descumprir essa regra.
Leia também | Receita Federal apreende cocaína no Terminal de Cargas do Aeroporto de Fortaleza nesta terça-feira (22)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br