O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (25), um alerta de perigo potencial de chuvas intensas para 24 municípios do interior do Ceará. O aviso, de cor amarela – o mais baixo em uma escala de três níveis –, é válido até terça-feira (26) e abrange as regiões Sul e Centro-Sul do estado.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A previsão é de chuvas com intensidade entre 20 mm/h e 30 mm/h, podendo chegar até 50 mm por dia, além de ventos fortes, variando de 40 km/h a 60 km/h. O risco de interrupção no abastecimento de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é considerado baixo.
Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta a população a evitar se abrigar debaixo de árvores, estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e a não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Confira as cidades do Ceará sob alerta:
- Abaiara
- Aiuaba
- Altaneira
- Antonina do Norte
- Araripe
- Assaré
- Barbalha
- Brejo Santo
- Campos Sales
- Crato
- Farias Brito
- Jardim
- Jati
- Juazeiro do Norte
- Mauriti
- Milagres
- Missão Velha
- Nova Olinda
- Parambu
- Penaforte
- Porteiras
- Potengi
- Salitre
- Santana do Cariri
Além do Ceará, o alerta de chuvas intensas atinge outros 15 estados e o Distrito Federal, incluindo Acre, Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Rondônia, Alagoas, Bahia, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Goiás, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Sul e Tocantins.
Alerta laranja para precipitações mais intensas
O Inmet também emitiu alerta laranja para algumas localidades de outros estados, como Maranhão, Alagoas, Bahia, Pará, Pernambuco, Sergipe, Goiás, Piauí e Tocantins. Nesses locais, as chuvas podem variar entre 30 mm/h e 60 mm/h, com ventos entre 60 km/h e 100 km/h, e há risco elevado de alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
A recomendação para esses estados inclui cuidados adicionais, como desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, além de seguir as orientações das autoridades locais, como a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Leia também |Homem é preso em flagrante com 33 kg de maconha no Aeroporto de Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br