Início » Blog » Motoristas de aplicativos com placa final 9 devem agendar vistorias em novembro, alerta Etufor
Fortaleza

Motoristas de aplicativos com placa final 9 devem agendar vistorias em novembro, alerta Etufor

motoristas-de-aplicativos-com-placa-final-9-devem-agendar-vistorias-em-novembro,-alerta-etufor
Motoristas de aplicativos com placa final 9 devem agendar vistorias em novembro, alerta Etufor

Motoristas que operam por aplicativos devem realizar as vistorias anuais de seus veículos com final de placa 9 durante o mês de novembro, conforme determina a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Em 2024, foram efetuadas 14.278 vistorias, das quais 1.689 veículos foram aprovados para operar no serviço por aplicativo em outubro.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Os que não realizarem a vistoria no prazo poderão enfrentar multas e apreensão dos veículos durante as blitze do órgão. Vale destacar que a idade máxima dos veículos para operar em plataformas de aplicativos é de até 10 anos. Para agendar a vistoria, os motoristas devem acessar o site da Etufor e emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no valor de R$ 134,98. É necessário apresentar o comprovante de pagamento no dia e hora marcados para a vistoria na sede da Etufor.

Os motoristas que desejam iniciar a operação nas plataformas também devem agendar a vistoria de seus veículos, independentemente do final da placa. O calendário oficial de 2024, publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, estabelece que o agendamento deve ser feito na sede da Etufor, localizada na Av. dos Expedicionários, 5677 – Vila União.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Durante a vistoria, são verificados itens como o estado dos pneus, sistema elétrico e carroceria. Os motoristas devem apresentar documentos obrigatórios do veículo e do condutor. A identidade visual do veículo deve seguir o Decreto nº 14.415, de 3 de maio de 2019, que exige um adesivo no vidro traseiro, com um tamanho máximo de 14 cm x 14 cm, informando a marca do aplicativo ou a frase “Este veículo trabalha por aplicativos”.

Após a aprovação, o veículo recebe um selo com um QR code, além de um laudo que atesta a regularidade. Caso o veículo não atenda aos requisitos, o motorista pode realizar as adequações necessárias e reagendar a vistoria. Os passageiros podem verificar a regularidade do veículo escaneando o QR code no selo afixado no para-brisa.

Leia também | CIEE abre 260 vagas de estágio no Ceará em diversas áreas, incluindo administração e marketing; confira

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br