Notícias / Alagoas


Imprimir notícia

30/04/2021 19:01 - Atualizado em 30/04/2021 19:03

Pequenas mudanças de hábitos contribuem para a economia de energia dos alagoanos

 

Boa parte dos gestos diários requer a produção de energia. Com o isolamento social devido a Covid-19, sem dúvidas, uma das principais mudanças foi no tempo em que as pessoas estão passando dentro de casa. Com objetivo de orientar os alagoanos, a Equatorial preparou algumas dicas simples que podem ser adotadas para economizar energia elétrica em casa. Além de reduzir os gastos financeiros, a nova rotina leva ao consumo consciente, já que a preocupação com o meio ambiente também deve ser levada em consideração.

O primeiro passo, é ter uma atenção especial aos equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos contidos no imóvel. Analisar se há consumos desnecessários ou comportamentos diários poucos sustentáveis é fundamental para iniciar o processo de mudanças desses hábitos.

Sempre que sair dos ambientes desligue a luz. Os equipamentos eletrônicos, preferencialmente retire-os da tomada. Vale lembrar, que os aparelhos que ficam em modo stand-by, com a luz vermelha acessa, continuam consumindo energia, mesmo desligados.

Outra dica essencial para evitar o desperdício de energia, é aproveitar a luz natural e não deixar lâmpadas acesas durante o dia, principalmente da área externa da casa. À noite, é importante lembrar de desligar as lâmpadas dos ambientes que você não estiver utilizando, principalmente antes de ir dormir.

Para quem tem ar condicionado, manter o filtro sempre limpo e deixar portas e janelas fechadas quando estiver utilizando o aparelho, evita que ele trabalhe mais do que o necessário. Outra dica é fazer o uso do aparelho intercalado com o ventilador em dias menos quentes, pois ventiladores consomem bem menos energia.

“As lâmpadas tipo LED representam uma economia considerável no dia a dia. Esse tipo de lâmpada tem um tempo de vida útil mais longo e a substituição das lâmpadas incandescentes ou fluorescentes pelas de LED podem gerar uma economia entre 80% e 30%, respectivamente”, destaca a gerente de relacionamento com o cliente da Equatorial Alagoas, Patrícia Moraes.

Moraes orienta ainda, a importância de realizar manutenções periódicas nas instalações da casa, com o auxílio de um profissional capacitado, para evitar o desperdício de energia e a ocorrência de acidentes graves como curto-circuito ou choque elétrico.

Confira outras maneiras de economizar energia em casa:

· Usar o chuveiro elétrico sempre na posição verão ou ter um chuveiro com mudança de temperatura eletrônica;
· Acumular mais roupas para sempre utilizar a capacidade máxima da máquina de lavar, lembrando de colocar a quantidade correta de sabão, evitando assim a necessidade de repetir o enxague;
· Juntar uma boa quantidade de peças e passar todas de uma só vez. Primeiro, passar as roupas pesadas. Por fim, desligar o ferro e aproveitar a temperatura para passar as roupas mais leves. Além disso, verificar a indicação de temperatura para cada tipo de tecido;
· Só abrir a geladeira quando realmente precisar. Não guardar alimentos quando ainda estão quentes. Conferir regularmente se as borrachas de vedação estão em bom estado de conservação. Não estender roupas ou panos na parte de trás do equipamento. Nunca instalar a geladeira próxima a locais quentes. Escolher locais longe de fogões e que não estejam expostos ao sol;
· Quando for viajar, desligue todos os aparelhos da tomada e deixe ligado apenas os essenciais.

A Equatorial Alagoas reforça, que além de seguir todas as dicas anteriores é de extrema importância envolver toda a família na economia e na prática do consumo consciente para que todos sigam os mesmos propósitos. Principalmente as crianças, para que elas já cresçam sabendo o quanto é importante não desperdiçar energia elétrica considerando que boa parte faz o uso de tvs, computadores, celulares e videogames.


Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas 


Deixe seu comentário

PREENCHA SEUS DADOS ABAIXO

Suas informações pessoais não serão divulgadas.


Comentários 0

Ainda não há comentários nesta matéria.