Com o início da Romaria de Finados na última quarta-feira (29) e o influxo de fiéis que deve chegar a 350 mil, segundo estimativa da Igreja Católica, a taxa de ocupação hoteleira no Cariri atingiu 90%, de acordo com a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur). O evento, que se encerra no sábado (2), é um dos mais aguardados e movimentados da região, trazendo um impacto econômico expressivo para Juazeiro do Norte e cidades vizinhas.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Em parceria com o trade turístico local, a Setur tem monitorado o crescimento no setor de turismo religioso, que em 2024 registra uma alta significativa. “O Governo do Ceará tem desenvolvido ações para ampliar o turismo em regiões como o Cariri, facilitando o acesso e capacitando os agentes locais”, afirmou a secretária do Turismo, Yrwana Albuquerque. “Isso beneficia não apenas a rede hoteleira, mas outros serviços, do comércio aos transportes, que aproveitam o aumento de visitantes.”
A taxa de ocupação dos hotéis reflete a dimensão do evento. Em Juazeiro do Norte, o Hotel Ibis registra 93,57% de ocupação, acima da média, segundo Thainara Lopes, gerente do hotel. “Essa época do ano é essencial para o turismo e a economia da cidade, proporcionando oportunidades de emprego e aquecimento no comércio local. Além disso, o fluxo de romeiros traz um intercâmbio cultural que fortalece a identidade da região”, pontua Lopes.
>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Além dos hotéis e pousadas, os tradicionais ranchos que acolhem romeiros também estão com boa ocupação. Muitos moradores aproveitam o período para alugar quartos e até mesmo casas inteiras, em uma prática que ajuda a suprir a alta demanda e movimenta a economia informal.
O coordenador do Conselho de Desenvolvimento do Turismo (Condetur) do Cariri, Júnior Feitosa, ressalta a importância econômica da romaria. “A Romaria de Finados não movimenta apenas a hotelaria e os ranchos, mas gera impacto em setores variados, como o comércio de artigos religiosos, restaurantes, bares e serviços de transporte. É uma oportunidade essencial para Juazeiro e toda a região do Cariri, trazendo desenvolvimento e mais visibilidade para o turismo religioso”, afirma.
Neste ano, o tema da Romaria é “Servo de Deus Padre Cícero Romão: o missionário do Sertão”, inspirado na passagem do livro de Eclesiástico, que destaca os feitos de Padre Cícero em vida e a devoção que perdura após sua morte. A devoção ao líder religioso é uma força motivadora que, mais uma vez, coloca Juazeiro do Norte em destaque. Em nível nacional, a cidade é o sexto destino mais procurado para o feriado de Finados, segundo a plataforma Decolar.
Leia também | AMC realiza operação de trânsito no entorno de cemitérios no Dia de Finados
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br