Início » Blog » Padre do Ceará afirma que família tradicional será obrigada a conviver com outras famílias
Ceará

Padre do Ceará afirma que família tradicional será obrigada a conviver com outras famílias

padre-do-ceara-afirma-que-familia-tradicional-sera-obrigada-a-conviver-com-outras-familias
Padre do Ceará afirma que família tradicional será obrigada a conviver com outras famílias

Em meio aos debates sobre o papel e a configuração da família na sociedade contemporânea, um padre cearense destacou a necessidade de ampliar o olhar sobre os diferentes arranjos familiares presentes no Brasil. Segundo ele, a chamada família tradicional não deixou de existir, mas já não ocupa sozinha o cenário social.

“A família tradicional daí, ela não desapareceu e possivelmente não vai desaparecer, mas ela vai ser obrigada a conviver com outras famílias”, afirmou.

Para o religioso, a pluralidade é um dado da realidade atual e exige uma postura mais aberta. “A palavra de ordem para nós é humildade, respeito, tolerância, resiliência frente às estruturas familiares diversas que nós vemos na sociedade aqui e agora.”

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Ele citou exemplos de forma enfática: “Há famílias do primeiro casamento. Há famílias do segundo casamento. Terceira, segunda e quarta casamento, para quem se casou mais. E são famílias. São gente direita, honesta, digna, da dignidade que receberam do próprio Deus.”

O religioso também mencionou configurações cada vez mais comuns na sociedade brasileira. “Há famílias de pais divorciados. Há famílias de mães solteiras e pais solteiros. Há famílias de filhos adotivos e pais adotivos. Há a chamada produção independente, pessoas que têm filhos, mas não querem a participação de um marido ou de uma mulher, e criam seus filhos, às vezes, na melhor das dignidades. E eu conheço algumas dessas pessoas e alguns desses filhos.”

Ao abordar as famílias formadas por casais homoafetivos, ele recorreu a uma fala do Papa Francisco: “E o Papa Francisco dizia, ‘quem somos nós para julgar?’”.

Para ele, há uma diversidade legítima de modelos familiares que precisa ser reconhecida sem hierarquizações. “Muito mais do que essas representações externas que nós valorizamos excessivamente, esses formatos que aparecem à nossa frente, é antes a presença do amor, do diálogo, da abertura, do respeito incondicional, sobretudo do compromisso e da responsabilidade dos seus protagonistas.”

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O religioso também mencionou a chamada “família de Nazaré” como referência cristã, mas não como padrão excludente. “A família Nazaré é a síntese de todas as nossas famílias, porque ela consegue congregar, agregar, reunir, cumprir todas as famílias que existem, não só a nossa.”

Vídeo voltou a viralizar; saiba motivo

O vídeo, feito em janeiro, voltou a viralizar essa semana após o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que retratou a família tradicional brasileira como latas de conserva. A ala, intitulada de “Neoconservadores em conserva”, representou personagens associados ao conservadorismo religioso e político dentro de embalagens estilizadas, em tom de sátira. A encenação provocou críticas de integrantes do campo conservador, que classificaram a representação como ofensiva aos valores familiares e religiosos. A escola homenageou o presidente Lula (PT).

Leia também| Acadêmicos de Niterói denuncia perseguição política após desfile em homenagem a Lula

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

 

 

 

Fonte: gcmais.com.br