Início » Blog » Parte do teto do Frotinha de Messejana desaba em Fortaleza
Fortaleza

Parte do teto do Frotinha de Messejana desaba em Fortaleza

parte-do-teto-do-frotinha-de-messejana-desaba-em-fortaleza
Parte do teto do Frotinha de Messejana desaba em Fortaleza

Uma parte do teto do Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira (Frotinha da Messejana) desabou na noite desta segunda-feira (20), em Fortaleza. O trecho que cedeu pode ser visto em vídeo que circula nas redes sociais.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que a estrutura foi danificada devido a uma falha no dreno de um dos aparelhos de ar-condicionado. Pontua ainda que os seis pacientes que estavam no local foram realocados, sem prejuízo aos atendimentos.

A SMS destaca ainda que o reparo deve ser concluído em até 72 horas e que o atendimento na unidade hospitalar segue normalmente, nesta terça-feira (21). Ninguém ficou ferido em decorrência do desabamento.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GCMAIS (@gcmais)

2024

Não é a primeira vez que esse tipo de ocorrência é registrada no local. No último ano, parte do teto de umas das salas de descanso de funcionários desabou sobre pessoas que estavam trabalhando na unidade.

De acordo com José Quintino Neto, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Ceará (Sindisaúde), o material em gesso desabou sobre duas servidoras que estavam no local, mas sem ferimentos mais graves. “Estivemos no último dia 06 realizando fiscalização ao lado do Conselho Regional de Enfermagem (Coren Ceará) e constatamos as péssimas condições no local de descanso dos profissionais de enfermagem”, ressaltou o representante do Sindsaúde.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Unidade foi entregue após reforma, em abril de 2024

O Frotinha de Messejana, em Fortaleza, foi reinaugurado em abril de 2024 com ampliação dos leitos e maior capacidade cirúrgica. A estrutura tem uma capacidade mensal de, aproximadamente, 6 mil atendimentos de urgência e emergência, além de 350 cirurgias.

A unidade ganhou novos leitos, passando de 71 para 92, sendo 63 de enfermaria, 17 de observação, seis de recuperação, quatro de Unidade de Terapia de Urgência (UTU) e dois para pacientes com necessidade de manobras cardiorrespiratórias. A capacidade de cirurgias também foi ampliada, saltando de duas para três salas cirúrgicas. A sala de pequenos procedimentos também recebeu melhorias, para garantir maior capacidade de suturas, drenagem de abcessos e demais intervenções.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Alagamento

Já este ano, em fevereiro, uma outra ocorrência semelhante foi registrada, com parte do teto da unidade tendo desabado após fortes chuvas, entre os dias 27 e 28. Apesar disso, não foi preciso transferir pacientes.

“Nós tivemos um problema onde a água infelizmente terminou entrando no interior do Frotinha. Isso demonstra que temos um desafio estrutural a ser enfrentado”, afirmou o prefeito Evandro Leitão, após o ocorrido. Segundo ele, a Defesa Civil e a gestão hospitalar atuaram rapidamente para normalizar a situação, evitando a necessidade de transferência de pacientes. “O atendimento não foi interrompido e conseguimos controlar a situação. Não foi preciso deslocar nenhum paciente, mas sabemos que precisamos investir na recuperação desses equipamentos”, destacou ainda.

Na ocasião, o temporal causou alagamentos em diversas ruas da capital cearense, especialmente na região da Grande Messejana. A água da chuva invadiu ruas e imóveis, criando dificuldades para motoristas.

Leia também | Carro é engolido pela maré em Jericoacoara após atolamento na faixa de areia

Fonte: gcmais.com.br