O PDT poderá ter uma redução de 15 para 10 ou até 8 no número de vereadores na Câmara Municipal de Fortaleza. A avaliação é de Emanuel Freitas, professor de Teoria Política e coordenador do Doutorado em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (Uece), ouvido pelo jornalista Tiago Lima no podcast Eleições na Cidade, em episódio transmitido nesta terça-feira (1º).
“O esperado, em termos de estatística e a partir dos outros pletos, é que a eleição a prefeito acompanhe a eleição para vereador, quando o prefeito está disputando a reeleição. Se você tem um prefeito que mostra uma competitividade regular e não alta, como é aquela que o prefeito [José] Sarto tem demonstrado, então isso incidirá também na campanha de reeleição desses vereadores”, explica o especialista.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Segundo ele, com isso, a projeção é de que o PDT não deve repetir o número de vereadores alcançado na última eleição municipal, de 2020. Na ocasião, os pedetistas elegeram a maior bancada para a Câmara, com 15 parlamentares. O atual prefeito José Sarto foi eleito também em 2020, pelo PDT.
Em adição a isso, é destacado também o peso do racha interno ocorrido no partido desde o último pleito, com o grupo liderado pelo senador Cid Gomes (PDT) tendo se distanciado do grupo majoritário do PDT em Fortaleza, aliado de Sarto.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também | Eleições 2024 em Fortaleza: veja a pesquisa do instituto Real Time Big Data
“O prefeito Sarto e os vereadores do PDT também têm feito várias críticas ao Governo do Estado, ao governador Elmano [de Freitas] e ao Partido dos Trabalhadores. Então isso os distanciou. Parte considerável dos vereadores na Câmara continuou no PDT e continuou no PDT mais próximo do Sarto, do Roberto Cláudio e do Ciro, reproduzindo ali as críticas ao Partido dos Trabalhadores. Esse é mais um elemento a se juntar nessa dificuldade que o partido deverá ter nas urnas do próximo domingo – tanto com relação à reeleição do prefeito Sato, como também à recondução desses vereadores”, explica.
Fonte: gcmais.com.br