A Prefeitura de Fortaleza realiza neste sábado (24) o segundo mutirão de saúde cardiovascular, ofertando atendimentos para detecção precoce de doenças do coração e dos vasos sanguíneos. Os pacientes beneficiados têm entre 20 e 50 anos de idade e já foram agendados previamente.
A ação ocorre em oito postos de saúde cidade, no período de 8h às 16h30. A expectativa da gestão pública municipal é atender 230 pacientes e realizar cerca de mil exames laboratoriais.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Febre Oropouche no Ceará: veja os sintomas e como prevenir a doença
Trajetória de atendimento no mutirão de saúde cardiovascular
Na unidade de saúde, cada usuário passa pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), Equipes de Saúde Bucal (ESB) e nutricionista, além de realizar exames, caso seja necessário.
Além disso, seis etapas são percorridas durante o atendimento: identificação dos sinais vitais, exame eletrocardiograma, consulta de enfermagem, consulta médica integrada virtualmente aos cardiologistas do serviço Opinião do Especialista, consulta com nutricionista e consulta odontológica.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Programa de Monitoramento da Atenção Primária à Saúde
O Programa de Monitoramento da Atenção Primária à Saúde é uma plataforma online que utiliza a inteligência artificial para transformar dados em soluções para melhoria dos serviços de saúde.
A Prefeitura realizará seis mutirões de saúde como ação estratégica para prevenir possíveis problemas de saúde, a partir dos dados catalogados pela plataforma, que apontou 1.458 usuários com maior prevalência de risco cardiovascular, devido ao histórico de saúde.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Balanço
No primeiro mutirão, ocorrido no dia 10 de agosto, 153 pacientes foram atendidos. O grupo realizou 150 eletrocardiogramas, 144 atendimentos odontológicos e 146 consultas com o nutricionista.
Fonte: gcmais.com.br