O PL deve chegar a eleger até 10 vereadores em Fortaleza, na eleição deste ano, levando em conta o desempenho do candidato a prefeito e dos postulantes à Câmara Municipal. A avaliação é de Emanuel Freitas, professor de Teoria Política e coordenador do Doutorado em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (Uece), ouvido pelo jornalista Tiago Lima no podcast Eleições na Cidade, em episódio transmitido nesta terça-feira (1º).
“O PL tem nomes importantes, de campeões de voto da eleição passada. A gente pode lembrar aqui da Priscila Costa, que ficou em quinto lugar geral. Nós temos o Inspetor Alberto. Nós temos agora a própria Bella [Carmelo], que tenta repetir o sucesso do seu marido [Carmelo Neto], que foi um dos mais votados na eleição de 2020 e o deputado estadual mais votado em 2022, aqui no Ceará”, elenca ele.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Emanuel lembra ainda que o partido tem uma das candidaturas mais competitivas para o Poder Executivo, na figura de André Fernandes, que vem liderando diferentes pesquisas de intenção de voto.
Tem destaque o fato de ele disputar a Prefeitura com chapa pura, com o PL na cabeça de chapa e na posição de vice. “Isso faz com que o candidato a prefeito, que é o André, peça votos apenas para os membros do seu partido. Então isso muito provavelmente produzirá uma boa composição do PL na Câmara Municipal.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também | Segundo professor Emanuel Freitas, com desempeno de Evandro, PT pode crescer na Câmara Municipal
Com isso, caso André chegue a vencer a eleição a prefeito, terá “certa folga” no que diz respeito a governabilidade, uma vez que terá um número expressivo de vereadores na casa. Por outro lado, se o candidato eleito for de outro partido, o próximo prefeito deve enfrentar uma oposição volumosa, com nomes do PL.
Fonte: gcmais.com.br