Minas Gerais está pegando fogo. O Estado já é o sétimo do País com mais incidência de queimadas em agosto, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Do dia 1º deste mês até esta sexta-feira (23) já foram identificados, via satélite, 1.520 focos de incêndio. Em vídeo que circula nas redes sociais, podemos ver vias completamente tomadas pelo fogo.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Antes deste posto vêm os estados cobertos pela floresta Amazônica e pelo Pantanal, também em chamas. Agora, Minas Gerais chega para completar o ranking de áreas verdes queimadas, colocando na lista seus biomas de Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.
Somente em agosto, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais já foi chamado para atender 3.470 ocorrências de incêndios em vegetação. O total deste ano que ainda está em curso já supera as queimadas registradas em todo o ano passado. Se entre janeiro e os 22 primeiros dias de agosto de 2024 foram 17.595 ocorrências, nos 12 meses de 2023 foram 17.135 chamados.
Em Minas, o fogo percorre todas as instâncias de poder. Há ocorrências de incêndio em vegetações sob jurisdição dos municípios, como o Parque Ursulina de Andrade Mello, no bairro Castelo, em Belo Horizonte, em áreas verdes sob proteção do Estado, como o Monumento Natural Estadual Serra da Moeda, na região Central de Minas, e em parques nacionais, como o da Serra do Cipó. Neste último, o fogo consumiu, em quatro dias, cerca de 8.500 hectares de vegetação. O local chegou a ser fechado.
Leia também | Cidades cearenses ficarão sem água nesta segunda-feira (26); veja os bairros e se Fortaleza está na lista
No Parque Ursulina de Mello, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que foi registrado um incêndio entre os dias 10 e 11 de julho. Moradores da região, no entanto, afirmam que focos de fogo também têm acontecido em agosto. Ali, as chamas destruíram 20% de uma área verde total de 312 mil metros quadrados (ou 31,2 hectares). Isso equivale a seis hectares de mata queimada.
Para se ter uma ideia, somente nesta sexta-feira (23), os bombeiros mineiros atuam para apagar incêndios em todos estes locais:
Parque Estadual Serra do Brigadeiro;
Parque Estadual Serra do Papagaio;
Reserva da Vida Silvestre Macaúbas;
Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato;
Monumento Natural Estadual Serra da Piedade;
APA SUL RMBH (Serra do Gandarela);
Parque Estadual do Itacolomi;
Parque Estadual Serra do Cabral
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Fonte: gcmais.com.br